Compartilhe

No passado, o Myspace conseguia ser mais popular que o Google e o Facebook, implementando elementos que hoje são comuns. Hoje, é apenas um rascunho do que já foi um dia, onde todo mundo que estava na internet tinha uma conta no serviço, especialmente se você era jovem e buscava as novas tendências na música e cultura alternativa.

Um dos principais diferenciais do Myspace era permitir o compartilhamento de música e vídeos, e isso a tornou a plataforma favorita de muitos artistas para promover os seus novos trabalhos. O site não soube se aproveitar dessa vantagem, e desde 2009 perde audiência. Mesmo assim, era uma referência na história da internet.

Era.

 

 

Deram um estalo de Thanos no Myspace

 

É chocante saber que a Meredith Corporation, proprietários atuais do Myspace, não foram capazes de salvar esse pedaço da história da internet, admitindo que perderam a maioria dos arquivos dos usuários do Myspace, onde é pouco provável a possibilidade de recuperação.

O serviço técnico do Myspace confirma que todos os arquivos de música enviados entre 2003 e 2015 foram perdidos para sempre. Já os arquivos mais recentes conseguiram ser recuperados. Mas… quem usou o Myspace de 2015 para cá? Resposta: 50 milhões de usuários ativos.

O acidente aconteceu durante uma troca de servidores no ano passado, algo comum e compreensível, ainda mais para um serviço que não tem tantos usuários. Algo deu errado no processo, e todos os arquivos com três anos ou mais não foram copiados para os novos servidores.

Esse tipo de falha não é tão incomum, e pode acontecer com qualquer site. O que é realmente chocante é saber que a empresa não fazia cópias de segurança desses arquivos, algo que qualquer empresa de internet faz, mas que custa um dinheiro que o Myspace pode não ter.

 

 

 

A nuvem não é para sempre

 

O Myspace não foi claro sobre o que foi salvo e o que se perdeu. Depois da migração, a empresa advertiu aos seus usuários que poderiam ter “problemas” para acessar o seu conteúdo. Mas depois disso, só silêncio, se limitando a responder aos usuários através do departamento legal e de proteção de dados. E foi assim que ficamos sabendo que o Myspace havia perdido todos os dados.

Além disso, o Myspace atualizou nos últimos meses a página de ajuda com uma mensagem que indica que conteúdos não localizados na busca estão indisponíveis e não podem ser recuperados na lista de música. Fotos e amigos podem ser recuperados.

Sem uma declaração oficial da empresa, os usuários ficam abandonados e com um futuro incerto sobre esses conteúdos. Uma parte muito importante da internet simplesmente desapareceu. Do nada. E tal evento deve servir para lembrar a todos que nada é para sempre. Amanhã pode ser outro serviço, que aparentemente pode sempre estar conosco por estar na nuvem, mas que pode desaparecer quando o serviço tiver problemas financeiros.

 

Via Reddit


Compartilhe