Wetten.com Brasil Apostas
Home » Notícias » Muito cuidado! Vulnerabilidade BadUSB não afeta apenas os pendrives

Muito cuidado! Vulnerabilidade BadUSB não afeta apenas os pendrives

Compartilhe

650_1000_650_1000_usb

No final de julho, a vulnerabilidade BadUSB foi conhecida pelo grande público. Essa ameaça permite integrar todo o tipo de malware em dispositivos que utilizam conexões USB. Os pesquisadores responsáveis pela descoberta da falha não publicaram o código que permitia essa vulnerabilidade, e outros dois especialistas em segurança anunciaram que fizeram engenharia reversa no BadUSB publicaram o código no GitHub, mostrando o potencial perigo que a falha representa.

O objetivo pelos responsáveis da publicação do código é pressionar os fabricantes a buscarem uma solução para o problema. Se os atacantes conseguirem reprogramar o firmware USB, esse tipo de ataque pode se tornar uma ameaça muito maior que já é. A única forma de controlar a vulnerabilidade é (talvez) adicionar uma nova capa de segurança no firmware, que pode obrigar a lançar uma atualização completa do padrão USB, algo que levaria anos para controlar o problema de forma efetiva.

A única recomendação para o momento é: cuidado redobrado na hora de conectar qualquer dispositivo USB (e não apenas os pendrives) no seu computador. Por enquanto, os especialistas em segurança informam que não há uma correção possível (apesar de um teste de conceito para dispositivos Android já estar disponível).

Caso apareçam novidades sobre o assunto, publicaremos no blog. Até lá, cuidado com o que você vai conectar no seu computador.

Via Wired


Compartilhe