Escrever os cinco motivos para você não comprar o Motorola Moto G04s só será uma missão mais complicada pelo simples fato de existirem mais de cinco fatores a serem listados.
Não tenho problemas com a Motorola (de verdade). Mas sinto que é o meu dever deixar o futuro consumidor da marca ciente sobre o que vai levar para casa ao investir o suado dinheiro em um smartphone como esse.
Então, encare este artigo como um “serviço de utilidade pública”, pois com certeza aqueles que vão se interessar por esse smartphone vão valorizar as informações que vão ler a partir de agora.
Processador Unisoc T606
Esse é o tipo de detalhe que a Motorola não coloca nem no site oficial, nem no release de imprensa ou em qualquer lugar de fácil acesso.
Ter um smartphone com esse processador significa comprar um telefone com um chip de entrada lançado em 2021, com três anos de defasagem.
O que significa um desempenho muito inferior a outros smartphones disponíveis no mercado.
Dá para fazer o básico, mas você vai sofrer (e muito) com o passar do tempo.
Apenas 4 GB de RAM
Que vontade me dá de copiar o colar o mesmo texto que escrevi em vários outros artigos envolvendo smartphones com a mesma característica técnica…
É mais um telefone que tem o selo de qualidade “4 GB de RAM? Eu não desejo nem para o meu pior inimigo”. Com o passar do tempo, essa quantidade de memória será insuficiente, até mesmo para as tarefas mais básicas.
E… insisto: a RAM Boost é um placebo quando olhamos para o aumento do tamanho dos aplicativos, do próprio Android e da exigência técnica da internet, que é uma constante.
Armazenamento em UFS 2.2
Aqui, é até compreensível ter um armazenamento em uma velocidade inferior. Porém, você precisa saber quais são as consequências dessa decisão.
Não dá para esperar muito desse smartphone na hora de ler e gravar dados neste armazenamento, pois seu desempenho será naturalmente inferior aos telefones mais caros.
O problema aqui é que estamos combinando a memória lenta com um processador mais lento e um Android que é cada vez mais exigente.
Pense no combo da desgraça se formando.
De que vale a câmera de 50 MP?
O Moto G04s tem uma câmera principal de 50 MP que até surpreende, considerando a abertura f/1.8. Ela pode inclusive gravar vídeos em slow motios a 120 fps, algo incomum em telefones da sua categoria.
Por outro lado, esse processador Unisoc T606 vai sofrer para processar com competência fotos e vídeos, deixando o resultado final das imagens um pouco abaixo da concorrência.
E essa câmera frontal de 5 MP é de doer. Se prepare para usar algum app para retocar a imagem. Ou deixar tudo borrado mesmo, pois isso agora é “arte conceitual”.
Apenas uma grande atualização
O seu futuro Moto G04s será “esquecido no churrasco dos updates”, pois só vai receber uma única grande atualização do Android ao longo do seu ciclo de vida.
E isso acontece porque (e eu vou repetir isso em todos os artigos com smartphones da marca) a dona Motorola entende que os seus clientes preferem gastar a mais com outros telefones da própria marca do que atualizar os caros smartphones atuais.
Ou seja, você compra um smartphone da Motorola e recebe uma obsolescência programada de presente. E tudo isso, para não receber as atualizações que valorizam o seu dispositivo.
Se para você dá para passar por isso, vai em frente e compre o Moto G04s.
Quem sou eu para te impedir?