Motorola erra feio ao deixar o Moto Z4 sem o Android R

Compartilhe

Lá vai a Motorola errando de novo com os seus clientes.

A política de atualizações dos dispositivos da Motorola falha miseravelmente com os seus usuários, já que deixa alguns dispositivos que poderiam ter uma vida útil mais longa, mas que acabam caindo na obsolescência. E isso vai acontecer de novo com um modelo recém lançado no mercado: o Moto Z4.

Apesar de não ser um telefone top de linha, o Moto Z4 é um modelo de linha média premium que poderia sobreviver perfeitamente a duas atualizações do Android. Mas não é isso o que vai acontecer: esse modelo conta hoje com o Android Pie, e será atualizado para o Android Q… mas não para o Android R.

A própria Motorola confirma a única atualização para o Moto Z4, que terá a sua vida útil morrendo já em 2020 (a não ser que a Motorola perceba a burrada que está cometendo e mude de ideia). As atualizações de segurança serão entregues a cada 60 dias (e não mensais, como acontece com outros fabricantes, que entregam uma segurança maior para os seus clientes), e a distribuição dos parches de segurança vão acontecer por dois anos.

É difícil de acreditar que, em termos técnicos, o Moto Z4 não pode receber o Android R. Estamos falando de um smartphone com processador Qualcomm Snapdragon 675, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. E não receber duas atualizações de versão quebra com uma tradição que a Motorola estabeleceu para todos os modelos da família Moto Z desde o seu início.

 

 

Já os telefones One estão com atualização garantida

 

 

Por outro lado, os modelos Motorola One e Motorola One Vision se destacam justamente por contar com as atualizações para as versões futuras do Android garantidas (P e Q no Motorola One, R para o Motorola One Vision), ambas com correção de segurança por até três anos a partir do lançamento dos modelos.

Mas é claro que isso vai acontecer! Os modelos da linha One recebem as atualizações diretas do Google! Nem poderia ser diferente…

Porém, no caso do Moto Z4, é um erro grosseiro. Um tiro no pé da Motorola. Uma decisão que fará com que muitos se afastem desse dispositivo (ainda mais, porque muitos esperavam um top de linha, e veio um linha média premium).

 

Via XDA Developers


Compartilhe