TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Motorola Edge 40 é mais modesto que o Pro, mas atraente para os fãs da Moto (primeira opinião) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Motorola Edge 40 é mais modesto que o Pro, mas atraente para os fãs da Moto (primeira opinião)

Motorola Edge 40 é mais modesto que o Pro, mas atraente para os fãs da Moto (primeira opinião)

Compartilhe

Eu tendo a ser muito crítico com a Motorola por causa de sua política de atualizações dos smartphones da marca, e nem tenho como ser muito diferente disso. A marca abandona dispositivos que poderiam funcionar muito bem por mais tempo, mas insiste na obsolescência programada para manter a sua roda da economia girando.

Mas vou tentar ser um pouco mais empático com a marca, e vou falar o que penso em primeira opinião do Motorola Edge 40, versão mais modesta da variante Pro que deve agradar os usuários brasileiros que gostam desses dispositivos.

Um grupo carinhosamente descrito por mim como “mulheres de malandro”, já que gostam de ficar abandonadas pelo fabricante nas atualizações de software.

Nada pessoal, fãs da Motorola.

 

Tem cara de bom moço

A beleza é subjetiva. Eu conheço pessoas que escrevem para blogs de tecnologia que achavam (e acham até hoje) a Hebe Camargo uma gata. Ou melhor, uma tigresa. Já outros entendem que o padrão de beleza é mesmo a Ísis Valverde.

Deixando a misoginia de lado, o Motorola Edge 40 tem cara de smartphone premium. Aliás, a Motinha faz até um movimento inteligente ao colocar couro vegano no acabamento da parte traseira do dispositivo, pois isso deve chamar a atenção dos mais hipsters ou dos ativistas ambientais.

Se bem que não deve ser algo muito agradável ver esse smartphone com esse mesmo couro vegano todo encharcado de água, tal e como sugere algumas fotos promocionais desse telefone. Na minha cabeça, essa combinação não é lá muito positiva.

De qualquer forma, o Motorola Edge 40 é um telefone fino e leve, com 7.58 mm de espessura e 171 gramas de peso. Isso deixa o dispositivo mais ergonômico, e o material de acabamento deve ajudar ainda mais no agarre do dispositivo. E a proteção IP68 permite os tais mergulhos na piscina.

Viu, Motorola? Comecei o artigo falando coisas boas sobre o seu novo telefone. Manda o dispositivo para testes aqui no blog. Quem sabe podemos voltar a ser bons amigos.

 

Quem vê cara não vê coração

Eu espero sinceramente que o preconceito das pessoas com a MediaTek acabe, assim como também devem acabar o racismo e a homofobia. E acredito, de verdade, que a maioria dos usuários da Motorola não vão se importar muito com o tipo de processador desse smartphone para optar (ou não) por sua compra.

O Motorola Edge 40 recebe o chip MediaTek Dimensity 8020, compatível com 5G, trabalhando com 8 GB de RAM LPDDR4X e 256 GB de armazenamento interno no padrão UFS 3.15. E isso é mais do que suficiente para as tarefas mais básicas como redes sociais, e-mails e conversas no Tinder.

Se você quer mais do que isso em um smartphone da Motorola, eu só digo uma coisa: pague a mais pelo modelo Pro e seja feliz.

De novo: o que mata mesmo na Motorola é pensar que esse promissor telefone pode ser abandonado no churrasco da vida pela ausência de atualizações. Ele chega com o Android 13 que até me agrada por não contar com tantas customizações, mas corre o risco de não receber a mesma sobrevida de outros telefones.

E aqui, dona Motorola, eu tenho que ser transparente com a minha audiência. Posso até voltar a ser sua amiga, mas a senhora precisa mesmo melhorar neste aspecto.

 

A tela é a janela para o mundo

É através da tela do smartphone que você está vendo esse conteúdo e os vídeos do xVideos escondido da sua mãe. Logo, esse é um item importante. E o Motorola Edge 40 não decepciona neste aspecto.

Sua tela pOLED plana de 6.55 polegadas com resolução FullHD+, compatível com HDR10+ com gama cromática DCI-P3 e taxa de atualização de 144 Hz é mais do que você poderia esperar em um dispositivo dentro de sua categoria.

Aqui, é certo que você vai ver os filmes e as séries da Netflix na melhor qualidade possível (desde que você seja assinante do plano Premium da plataforma de streaming, obviamente), e até mesmo os gamers esfregam as mãos pela maior fluidez na execução de jogos com gráficos pesados.

Porém, essa mesma tela pode cobrar um preço na autonomia de bateria, já que o Motorola Edge 40 tem “apenas” 4.400 mAh de capacidade, compatível com recarga rápida de 68W com a tecnologia TurboPower.

É melhor você torcer para que aquele processador Dimensity 8020 tão criticado por sua pessoa quando soube de sua existência um pouco antes seja eficiente o suficiente para aumentar a autonomia de uso do telefone sem prejudicar o desempenho geral do dispositivo.

 

E as câmeras são os olhos da alma

Está mais do que evidente que a Motorola aposta nos aspectos fotográficos para promover o Motorola Edge 40. E a prova disso está nos números da câmera principal desse smartphone.

Você pode até pensar que o Motorola Edge 40 traz a “receita de bolo” nas câmeras do dispositivo, já que a grande maioria dos fabricantes estão inserindo um sensor principal de 50 megapixels nos seus telefones de linha média.

Porém, o Motorola Edge 40 conta com um sensor fotográfico principal com a maior abertura disponível em um telefone, em f/1.4. Quanto menor esse número, maior é a capacidade de captação de luz do sensor.

Agora, some esse aspecto técnico com a presença da tecnologia All-Pixel e o estabilizador ótico, e o Motorola Edge 40 está prometendo registrar fotos espetaculares em ambientes com baixa luminosidade.

Ao lado desse sensor, temos uma câmera grande angular de 13 megapixels com macro, o que deve incluir mais elementos no enquadramento, ou mais detalhes nas fotos aproximadas. E a câmera frontal de 32 megapxiels está acima da média, e também promete fotos excelentes em qualquer condição de luminosidade.

Só deixo claro que quem está prometendo tudo isso é a Motorola. Se na prática as fotos ficarem abaixo do que você espera, a culpa não é minha. Vá reclamar com a dona Moto, e não comigo.

 

Por fim…

Com referências tão poéticas nos subtítulos do artigo e um preço lá fora de 599 euros, o Motorola Edge 40 é uma versão mais modesta do seu equivalente com sobrenome Pro, mas bem ajustado para o que quer entregar ao consumidor.

Não há previsão de lançamento desse telefone no Brasil, mas acredito que muitos usuários da Motorola vão ovular com tudo o que lei neste conteúdo. Só espero que a o preço desse dispositivo no Brasil não deixe essas mesmas pessoas brochadas, pois valores inflados em tempos de crise econômica acabam com os apetites sexual e de consumismo de qualquer pessoa.

De longe, o Motorola Edge 40 é bem interessante. Só espero que ele seja de perto tão atraente quanto é de longe. Seria péssimo ter um “espanto à segunda olhada” depois que esse dispositivo chegar por aqui.

https://youtu.be/ASEo3Ok1V64


Compartilhe