Não adianta ter uma “superbateria” se você tem outros problemas a serem superados. E o Moto G24 Power da Motorola passa bem longe de ser um smartphone perfeito.
Da mesma forma que apresentei os cinco pontos positivos do smartphone de entrada com enorme autonomia de bateria, nada mais justo do que apresentar os cinco fatores que podem levar a você a não investir o seu dinheiro no Moto G24 Power.
Se um (ou mais) pontos que serão apresentados neste artigo te incomodam, pense várias vezes antes de investir o seu dinheiro no dispositivo. Ou comece a procurar por outras opções.
1 | Nada de 5G aqui
Não é exatamente um ponto negativo ou problema mais grave, mas pode incomodar aos usuários que entendem merecer pagar pouco para entrar nas redes de quinta geração.
Tal e como acontece com a grande maioria dos telefones dessa categoria, o Moto G24 Power não é compatível com as redes 5G, se contentando com o 4G.
Se você quer uma internet mais rápida, terá que pagar a mais por isso.
2 | Apenas 4GB de RAM
Essa é uma pauta que vou defender até o fim dos meus dias, pois tenho a esperança de que os fabricantes de smartphones terão que mudar essa perspectiva em algum momento no futuro.
Repita comigo:
“4GB de RAM não é algo aceitável em um smartphone Android, nem mesmo para o meu pior inimigo”.
Com toda a evolução do Android, com aplicativos mais exigentes e com qualquer usuário fazendo mais tarefas ao mesmo tempo, ter apenas 4 GB de RAM é pedir para ter uma experiência de uso ruim.
3 | Apenas 128 GB de armazenamento
É uma continuação do item anterior, mas com um viés menos grave, considerando a faixa de preço envolvida.
O Moto G24 Power recebe apenas 128 GB de armazenamento, o que pode ser insuficiente para alguns perfis de usuários que registram muitas fotos, salvam vários vídeos (principalmente do TikTok e do Instagram) e instalam aplicativos de todos os tipos.
Além disso, os apps do Android estão ficando cada vez maiores com as atualizações.
Ou seja, não é um absurdo pensar que 128 GB são os novos 64 GB do passado.
4 | MediaTek Helio G85
Não é necessariamente um processador ruim, mas já tem alguns anos de uso, o que vai impactar na longevidade do dispositivo (e eu falo mais sobre isso daqui a pouco).
Para aqueles usuários que não se imaginam utilizar um smartphone com outro processador que não seja da Qualcomm, o Moto G24 Power não é uma opção, definitivamente.
De qualquer forma, este não é o processador que vai oferecer uma boa performance nos jogos ou tarefas pesadas. E o smartphone não foi concebido para isso.
Mas é um ponto que deve ser observado para quem pensa em um investimento a longo prazo.
Mesmo porque…
5 | Apenas uma atualização
…a Motorola já deixou bem claro que o Moto G24 Power só vai receber uma grande atualização do sistema operacional Android, o que é uma péssima notícia.
A Motorola entende que os usuários de smartphones da linha Moto G preferem comprar um novo smartphone do que fazer o dispositivo que pagou R$ 899 (o que é uma grana para quem recebe um salário-mínimo) funcionar por mais de dois anos.
Outras marcas entregam mais anos de atualizações do Android e de correções de segurança, demonstrando um maior respeito ao investimento do usuário. Quem sabe vale a pena olhar para os lados em busca de outras opções.