Motivos para o NFC não funcionar no seu smartphone | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Motivos para o NFC não funcionar no seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Motivos para o NFC não funcionar no seu smartphone

Motivos para o NFC não funcionar no seu smartphone

Compartilhe

O NFC é uma tecnologia relativamente nova nos smartphones, e os usuários ainda estão se adaptando com este recurso. A funcionalidade é muito procurada por aqueles que usam o seu dispositivo como carteira digital, realizando pagamentos de forma mais prática e segura.

Por isso, é normal que o NFC acabe falhando de tempos em tempos, já que as pessoas ainda estão aprendendo a usar o recurso, e a própria tecnologia ainda tem uma margem de melhora e amadurecimento.

Porém, é importante entender por que o NFC do seu smartphone está falhando, e é sobre isso que vamos falar neste post.

 

 

 

Culpa do case do seu smartphone

Em diversas oportunidades, os cases instalados no smartphone podem provocar falhas nas transações com NFC, principalmente quando o dispositivo usa um case de metal.

O material pode afetar negativamente a qualidade da conexão via NFC. Por isso, se você tem um case de metal, retire o acessório do smartphone e tente realizar novamente a transação, pois ele pode ser o responsável pelo bloqueio de conexão.

Se a falha persistir, continue a ler este post.

 

 

 

O smartphone não está bem alinhado com o leitor de pagamentos

Esse é um ponto muito importante na hora de realizar pagamentos via NFC com o smartphone. O alinhamento com o leitor de pagamentos é algo crucial para uma transação financeira bem sucedida.

Isso é importante porque o sensor de NFC está localizado na parte traseira do smartphone, e se o leitor de pagamentos não consegue identificar a presença desse sensor de forma adequada ou perde a sensibilidade com o mesmo, a transação pode não acontecer.

Por isso, devemos ajustar o smartphone para que o mesmo fique bem alinhado com o sensor de pagamentos, com uma distância recomendada entre 1 e 2 centímetros entre os dois dispositivos.

 

 

 

Tome cuidado com o modo de economia de energia

Alguns smartphones desligam o chip NFC quando ativam o modo de economia de energia. E quando não desligam por completo, reduzem a sua potência, o que pode ajudar a ampliar um pouco a autonomia de uso, mas acaba prejudicando o bom funcionamento do recurso na hora de realizar pagamentos.

Aqui, tudo depende da capa de software presente no seu dispositivo, assim como a versão do sistema operacional instalada no smartphone. Nem todas as marcas permitem otimizar o uso da bateria apenas reduzindo a potência do NFC. O normal é que ele pare de funcionar e, dessa forma, você não consegue realizar as transações com o dispositivo.

 

 

 

O NFC pode funcionar sem cobertura de sinal do celular?

 

Sim… e não.

Tudo depende em grande parte do serviço de pagamento que você está utilizando para concluir a transação.

Google Pay e Apple Pay podem funcionar até mesmo quando o smartphone está em modo avião, pois você já vinculou o seu cartão de crédito ou débito de forma direta com o dispositivo. Logo, para realizar o pagamento, é só ativar o NFC e pronto. Nem precisa ter uma conexão de internet ativa.

Por outro lado, é necessário que o estabelecimento que vai receber o pagamento conte com uma conexão de internet para que o pagamento via NFC através dessas vias funcione, pois sem isso não será possível realizar a cobrança no seu banco.


Compartilhe