Compartilhe

Os monitores curvos ficaram muito populares entre usuários de PCs para diferentes finalidades, e nesse post explicamos as vantagens e desvantagens mais importantes dos monitores curvos diante dos planos.

 

 

Monitores curvos são mais imersivos

 

 

A imersão tem papel muito importante para o consumo de conteúdo audiovisual, fazendo com que o usuário “se esqueça” que está olhando uma tela. E isso, para o usuário, não tem preço.

Os fabricantes de monitores se esforçam para oferecer designs que replicam da melhor forma possível a sensação da vida real, e para isso se apoiam no conceito da percepção ocular. O olho humano vê em três dimensões, porque o mundo real é em três dimensões. Porém, as telas são bidimensionais.

Os monitores curvos aproximam a tela de um conceito tridimensional, além de ampliar a visão periférica, exibindo melhor os detalhes de cada cena, “enganando” o olho humano.

 

 

Monitores curvos eliminam a distorção e reduzem o esforço ocular

 

 

O formato de monitores curvos fazem com que todos os pixels apontem melhor para os olhos do usuário, criando uma projeção de luz muito mais natural e similar ao da vida real. Assim, são monitores mais confortáveis no uso, exibindo as cenas por inteiro e reduzindo o cansaço visual em longas sessões de uso.

 

 

Monitores curvos oferecem maior campo de visão

 

 

As telas curvas direcionam melhor a luz para os olhos, com um campo de visão mais amplo, aproveitando melhor a área da tela. Obviamente, esse item é totalmente subjetivo, e é um produto da percepção dos olhos. De qualquer forma, é isso que entrega uma maior imersão nos filmes e nos jogos.

 

 

Nem tudo é melhor nas telas curvas

Os monitores curvos também contam com desvantagens, mas muito poucas diante dos benefícios oferecidos.

 

 

É difícil para montar na parede

Você precisa comprar um suporte de montagem adequado para os monitores curvos. Eles são fáceis de serem encontrados, mas em menor quantidade e mais caros que os suportes para monitores planos. Suportes giratórios e de braço se adaptam melhor aos monitores curvos.

 

 

Deslumbramento

Os vários ângulos de projeção de luz provoca um deslumbramento maior quando você olha para a tela em um ângulo muito fechado. Logo, o melhor ângulo de visualização é mais reduzido que nas telas planas. Conselho: coloque o monitor curvo o mais distante possível das fontes de luz, como janelas e lâmpadas.

 

 

Menores opções de relação de aspecto

A maioria dos monitores contam com a relação 16:9. No caso dos monitores curvos, quase todos contam com relação de aspecto 21:9, ou seja, muito mais largos em proporção à altura.

Um monitor 21:9 oferece aproximadamente 33% a mais de espaço na dimensão horizontal, e esse espaço extra acentua ainda mais os seus benefícios. Por outro lado, limita as opções disponíveis no mercado, pois é quase impossível encontrar um monitor curvo 16:9. E, se encontrar, será muito mais caro.

 

 

Problemas nas configurações multi-monitor

Os monitores curvos são quase inúteis para esse isso. Para quem quer trabalhar ou jogar com vários monitores juntos, é melhor optar por telas planas.


Compartilhe