Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Momento histórico: kernel Linux já está no Windows 10

Momento histórico: kernel Linux já está no Windows 10

Compartilhe

Algumas rivalidades são eternas, e jamais serão resolvidas. Já outras, de forma surpreendente, encontram o entendimento comum. A Microsoft materializou o impensável em um passado não muito distante, promovendo a união entre dois extremos que pareciam irreconciliáveis: Windows e Linux.

O grande rival do Windows oferecia uma alternativa livre (e, na maioria dos casos, gratuita), mas nunca chegou de fato a ameaçar o modelo de negócio da Microsoft (ou quem sabe só agora com o Chrome OS e, mesmo assim, em mercado segmentados. Porém, a nova Microsoft, liderada por Satya Nadella, decidiu abraçar o Linux com um amor que seria irreconhecível na era Steve Ballmer.

 

 

O kernel do Linux já está disponível no Windows

 

 

Nadella apostou forte nos serviços multiplataforma e para desenvolvedores, e seguiu sua filosofia com o lançamento do WSL (Windows Subsystem for Linux), um subsistema que permitiria a instalação de algumas distribuições Linux de forma direta no desktop do Windows.

Mas isso é pouco diante do grande anúncio realizado em maio: a inclusão do kernel (ou núcleo) Linux no Windows.

A medida reforça a aposta da Microsoft no software livre e no suporte de distribuições. O núcleo do Linux é a plataforma onde descansa a essência do GNU/Linux e, por tanto, todas as distribuições Linux. Com o novo WSL 2, as distribuições do Linux podem se conectar diretamente com o Windows e o hardware do sistema, em um processo muito mais simples.

 

 

Traduzindo tudo isso: as distribuições Linux para Windows serão mais rápidas, aproveitam melhor o sistema e podem acessar arquivos do Windows, utilizando suas funções de forma mais direta e simples. São grandes mudanças internas, onde a compatibilidade vai melhorar e o desempenho será muito melhor.

A integração do Linux no Windows é importante para potenciar o uso do WSL, tanto entre desenvolvedores como com os administradores de sistema que precisam de software e características próprias do Linux.

 

 

O WSL 2 chegou na versão 18917 do Windows Insider Preview, a versão prévia do Windows 10 que só está disponível para os usuários do Windows Insider. Depois do período de testes, ele vai chegar na versão final do Windows 10 em uma futura atualização.

De qualquer forma, o dia de hoje é histórico para o mundo da informática como um todo. O impensável aconteceu. O inferno oficialmente congelou.

E Windows e Linux estão oficialmente casados.

 

Via Microsoft


Compartilhe