Modo Jogo do Windows 10 prejudica o desempenho? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Modo Jogo do Windows 10 prejudica o desempenho? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Modo Jogo do Windows 10 prejudica o desempenho?

Modo Jogo do Windows 10 prejudica o desempenho?

Compartilhe

Todo gamer quer um melhor desempenho no seu computador, e a Microsoft decidiu oferecer uma ajuda para esse grupo de usuários ao lançar o modo de jogo no Windows 10 em 2017. Com esse novo modo, veio uma série de novas características específicas para as atividades de videogames no computador, como por exemplo a barra de jogo, a capturas de vídeo ou áudio e as redes Xbox.

Tudo foi feito para melhorar a experiência de execução dos videogames no Windows 10, uma vez que a Microsoft estava entendendo claramente que o PC ou notebook é hoje muito utilizado para essa tarefa específica. Na verdade, foram os videogames os responsáveis em determinar que a afirmação “o PC morreu” se tornasse uma inverdade um tanto quanto exagerada.

Na teoria, o modo jogo do Windows 10 otimiza automaticamente o equipamento para melhorar o seu desempenho durante a execução de videogames, desativando serviços não utilizados, limitando tarefas em segundo plano e voltando todos os recursos disponíveis para melhorar a execução dos jogos.

Porém, tudo o que foi descrito no parágrafo anterior é válido na teoria. O que já seria o suficiente para chamar a atenção de muitos usuários. Mas desde o começo, muitos duvidaram sobre a eficácia desse recurso, e não foram poucos que acusaram a Microsoft de fazer “marketing puro e simples” com uma funcionalidade que não entrega melhora alguma no desempenho.

Esse ceticismo se materializou na prática. A grande maioria dos usuários não notaram melhora alguma com o modo de jogo do Windows 10. E isso não necessariamente é problema da Microsoft porque, em alguns casos, não tem como tirar algo de bom ou melhor de um lugar onde não se pode tirar nada.

Por norma, o hardware da placa gráfica dedicada e os seus próprios controladores mandam na experiência de uso, e é difícil extrair um desempenho melhor através do sistema operacional. Se houver alguma incidência desse modo no desempenho, ela é mínima e, ainda assim, apenas nos equipamentos com hardware mais modestos.

De qualquer forma, algumas pessoas acabavam utilizando o modo de jogo do Windows 10 porque “se não fazia mal algum, não tem problemas”.

 

 

 

Bom… não é bem assim…

 

Alguns usuários comentaram no Reddit que o modo de jogo do Windows 10 tem um efeito prejudicial em alguns jogos, causando quedas de FPS e congelamentos de tela. Os títulos mais afetados eram Call of Duty: Warzone e League of Legends, e não se limitavam a um tipo específico de placa gráfica, pois vários modelos da AMD (Radeon RX 5700 XT, RX 570, RX 480 e R9 29) e da NVIDIA (GeForce GTX 980 e GeForce GTX 1080 Ti) foram mencionados nas reclamações.

 

 

 

Como desabilitar o Modo Jogo do Windows 10

 

Não dá para saber quantos usuários estão passando por esses problemas, mas se esse é o seu caso, é possível desabilitar o modo ode jogo do Windows 10 de forma bem simples: vá na ferramenta geral desse modo e desabilite, acessando Configurações do sistema > Jogos.

No final das contas, para boa parte dos usuários pode ser mais interessante deixar o modo de jogo do Windows 10 desabilitado, pois o mesmo não faz qualquer diferença mais relevante no desempenho final durante a execução dos jogos.

 

 

Via Guru3D


Compartilhe