Modo Escuro no WhatsApp realmente poupa bateria? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Modo Escuro no WhatsApp realmente poupa bateria? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Modo Escuro no WhatsApp realmente poupa bateria?

Modo Escuro no WhatsApp realmente poupa bateria?

Compartilhe

Tanto se fala sobre o modo escuro nos dispositivos móveis e computadores, que é natural que a curiosidade sobre o assunto só aumente. Eu mesmo utilizo esse modo no meu notebook principal, no smartphone e nos aplicativos que eu mais utilizo para a minha rotina de trabalho diário (incluindo o editor de texto que estou utilizando para produzir esse post).

Uma das principais novidades do WhatsApp nas últimas semanas foi justamente a introdução do modo escuro no aplicativo. Sua implementação aconteceu em todo mundo e em escala gradativa, e essa é uma melhoria na plataforma que muita gente estava esperando. Estou utilizando esse modo escuro no meu telefone, e consegui me adaptar a ele sem maiores problemas.

Porém, um grupo de pessoas mais céticas se perguntam se o modo escuro realmente é capaz de reduzir o consumo de bateria por parte do WhatsApp, uma vez que ele vai escurecer a interface do aplicativo que, de forma nativa, usa tons bem mais claros.

Não é uma pergunta estúpida, e muita gente está fazendo essa pergunta nesse momento. Em teoria, o modo escuro ajudaria a reduzir o consumo de bateria pelo simples fato de reduzir drasticamente o uso de pixels em branco. Porém, não temos certeza disso. E esse post tenta responder a questão, atendendo ao pedido dos usuários de um dos aplicativos mais populares do planeta.

 

 

 

O modo escuro realmente reduz o consumo de bateria do WhatsApp?

 

 

O modo escuro no WhatsApp não tem como objetivo principal reduzir o consumo de bateria no smartphone. Se ele faz isso, é por tabela. O principal objetivo do modo é reduzir a fadiga visual durante o uso do app, especialmente quando temos o fundo branco da sua interface e a utilização acontece à noite ou no escuro.

Porém, o próprio WhatsApp prometeu que o modo escuro entrega uma economia de bateria no dispositivo. Só esqueceu de avisar que isso não vai acontecer em todos os smartphones disponíveis no mercado.

O modo escuro do WhatsApp está disponível tanto no iOS como no Android, mas nos dois casos o recurso só funciona melhor e entrega uma redução real do consumo de bateria nas telas OLED, já que estas exigem um número menor de pixels para a cor negra, o que representa em um gasto menor da bateria.

Nas telas OLED, cada pixel se ilumina de forma independente, permitindo o controle da cor utilizada e o seu brilho individual. Se o seu smartphone possui uma tela com essa tecnologia, o modo escuro basicamente desliga os pixels indicados com a cor preta, o que resulta de forma inequívoca em uma economia de bateria.

 

 

 

Ou seja, tudo depende da tecnologia de tela

 

Já nas telas em LCD, que também são compatíveis com o modo escuro, o recurso tem mais uma função estética e de saúde (evitando assim que a sua vista fique cansada) do que de economia de bateria.

O vídeo disponível no final do post mostra quanta bateria pode ser economizada com a implementação do modo escuro em um iPhone com tela OLED. O teste foi feito em dois smartphones da Apple com o mesmo tamanho de tela, onde um deles conta com o WhatsApp na versão normal, e o outro estava com o modo escuro ativado.

Depois de duas horas de testes, onde os dois telefones estavam com 100% de bateria no início do experimento, as porcentagens de bateria dos dois telefones era a seguinte:

 

iPhone com modo escuro no WhatsApp: 88%
iPhone com modo claro no WhatsApp: 83%

 

Conclusão: o modo escuro no WhatsApp ajuda sim a economizar a bateria do smarpthone. É claro que os resultados podem variar, de acordo com o perfil de uso. Mas em linhas gerais, para quem quer ter um pouco mais de bateria no final do dia, o seu uso é recomendado.

 


Compartilhe