Os sistemas operacionais modernos avançaram pensando na comodidade e facilidade de uso, mas… quem quer isso? Os sistemas operacionais clássicos são tão funcionais e, ao mesmo tempo, quase frutos de desenvolvimento alienígena para os mais novos.

Pode parecer um absurdo, mas algumas pessoas querem se desconectar da modernidade de vez em quando, e voltar aos velhos tempos de menus deslizáveis, janelas, barras de tarefas e interfaces robóticas.

Pois, bem, para quem tem um dispositivo com iOS, voltar ao passado ficou mais fácil.

 

 

Um emulador do Mac para iOS é uma janela para o passado

 

 

O Mini vMac é um emulador de computadores Mac clássicos para iOS, e permite o uso dos sistemas operacionais do passado no seu iPhone ou iPad.

Ele é capaz de emular os sistemas Macintosh Plus, Macintosh II e Macintosh 128K. Ou seja, se prepare para ver muito branco e preto na sua frente, já que este é o principal motivo para usar um emulador de software.

O Mini vMac emula completamente o som daqueles computadores, podendo inclusive regular a velocidade para que ele funcione tão rápido como com o hardware original.

O emulador simula o teclado completo do sistema, onde podemos escrever tudo através da tela. Mas também é compatível com teclado e mouse físico conectado ao dispositivo.

O mais legal de tudo isso é que o emulador é compatível com o Apple Pencil. Ou seja, você pode abrir o MacPaint e começar a desenhar com o lápis da Apple. Simples assim.

 

 

Leve em consideração que o Mini vMac é apenas um emulador, e não inclui o sistema operacional compelto. Mas se você conseguiu as imagens ROM e de disco de outros locais, é possível importar o software do emulador. O app é compatível com o iCloud, Dropbox e outros meios de armazenamento online para obter os arquivos necessários.

A má notícia aqui é que a Apple proíbe emuladores na App Store. Ou seja, você precisa fazer o download do código fonte do Mini vMac no GitHub e compilar o código via XCode.