Milhões de negócios que aparecem no Google Mapas na realidade não existem | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Milhões de negócios que aparecem no Google Mapas na realidade não existem | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Milhões de negócios que aparecem no Google Mapas na realidade não existem

Milhões de negócios que aparecem no Google Mapas na realidade não existem

Compartilhe

Milhões de negócios que aparecem no Google Mapas sequer existem. Como isso é possível?

Dois jornalistas do The Wall Street Journal revelaram esta surpreendente característica. Existem aproximadamente 11 milhões de empresas falsas no Google Mapas, e esse número aumenta em centenas de milhares a cada mês. O jornal relata que muitos destes negócios falsos são enviados para a internet por empresas especializadas no tema, que vendem essas localizações para clientes que querem aumentar as suas possibilidades de aparecer nas buscas do Google.

Um especialista em buscas entrevistado pelo jornal relata que, de acordo com um estudo financiado pelo Google em 2017, apenas 0.5% das buscas correspondem com locais falsos. Esse número pode ser irrisório, mas na prática se traduz em milhões de estabelecimentos.

 

 

O Google não demorou em responder

 

 

Pouco tempo depois que o WSJ publicou a sua matéria, o Google emitiu um comunicado com suas explicações. A empresa explica que recebe milhões de solicitações por dia para agregar estabelecimentos, e que a grande maioria são verídicos.

Segundo a empresa, os endereços falsos são uma pequena porcentagem. Isso é feito para cobrar aos donos dos locais por serviços que, na realidade, são gratuitos. Defraudar clientes fazendo se passar por negócios reais, se passando por empresas reais, para garantir clientes potenciais e vender as melhores posições no Mapas.

O Google garante que está consciente do problema, e que luta contra isso há anos. A empresa indica que, durante o ano de 2018, eliminou mais de 3 milhões de perfis de locais falsos, dos quais mais de 90% foram apagados antes que qualquer usuário pudesse ver as informações.

Os sistemas internos do Google estiveram por trás de mais de 85% das eliminações, enquanto que os usuários informaram sobre mais de 250 mil perfis falsos. O Google declara que, em 2019, começou a utilizar o novo sistema de detecção de perfis falsos, mas não revela maiores detalhes sobre o seu funcionamento para não dar pistas para os golpistas.

Essa notícia não surpreende. Assim como as fake news correm como pólvora na internet, por que não teríamos negócios falsos na web? Os golpistas existem desde que o mundo é mundo e vão continuar a existir, já que a mente humana para o mal não tem limites. Infelizmente.

 

Via The Wall Street Journal


Compartilhe