Miitomo

O Miitomo marcava o início da jornada da Nintendo no mundo dos smartphones. A rede social funcionava com os avatares Mii, que chegaram com o Wii.

Agora, a Nintendo anunciou que os servidores da rede social Miitomo serão desligados no dia 9 de maio, e que vai reembolsar todos os usuários que compraram moedas até o momento e não gastaram essas moedas dentro da rede.

A partir de hoje, 25 de janeiro, não será possível adquirir moedas, que por sua vez serão presenteadas para aqueles que seguirem na rede social até o seu final.

O fim do Miitomo tem algum sentido, considerando que com o Nintendo Switch, os Mii deixaram de ser tão relevantes como eram nos consoles anteriores. Os avatares chegaram com o Nintendo Wii (e Wii U), e serviam para ‘diferenciar’ as várias contas de usuários de um console.

Mas o Nintendo Switch é um dispositivo muito mais pessoal, e mesmo com os Mii presentes no console, seu uso deixa de ter muito sentido.

Por outro lado, o Miitomo foi o primeiro jogo/aplicativo da Nintendo para smartphones, abrindo caminho para depois apostarem em experiências mais tradicionais, como Super Mario Run, Animal Crossing ou Fire Emblem.

A base de usuários do Miitomo chegou ao topo rapidamente, e dois anos depois ela se tornou muito pequena para justificar sua existência.

Em resumo: a partir do dia 9 de maio, você dá adeus ao Miitomo e ao aplicativo que marcou a estreia da Nintendo no mundo dos smartphones (jogos piratas não contam, OK?).

 

Via Nintendo