A Microsoft quer turbinar o Word Online, e a forma de fazer isso é apostando as suas fichas na inteligência artificial. A empresa anunciou na Build 2019 que o próximo lançamento para a plataforma será de uma função chamada Ideas, que oferece aos redatores de todo o tipo de documentos uma ajuda extra na hora de digitar os seus textos.

O Ideas in Word nasce a prtir do Editor, um corretor ortográfico para o Office 365, também baseado em inteligência artificial que foi anunciado para substituir o painel ortográfico e de gramática do Office 2016 no final de 2016.

O objetivo dessa nova ferramenta é ajudar a oferecer textos redigidos de forma mais concisa e legível. A nova solução não se limita a apenas marcar erros gramaticais, de concordância ou de digitação; procura ir além e busca obter novas orações e sentenças que contam com um sentido mais correto e sejam mais compreensíveis. De forma prática, pode melhorar a sua escrita como um todo.

 

 

Muito além do típico corretor de texto

 

 

A nova ferramenta estará disponível em breve no Microsoft Word Online, mais especificamente nos últimos meses do ano, utilizando a aprendizagem automática para sugerir revisões de frases complexas, decodificação de acrônimos, oferecer tempos de leitura estimados ou extrair automaticamente pontos essenciais de um documento.

As sugestões ou correções propostas pelo Ideas serão justificadas pelo software. Com cada uma delas, a funcionalidade vai oferecer explicações sobre o que seria necessário modificar no texto digitado pelo contexto, para facilitar a clareza do texto ou pela existência de uma regra gramatical, se assim for necessário.

 

 

Em junho de 2019, será lançado o primeiro preview do Ideas in Windows para os usuários do Office 365 antes de sua disponibilidade global, que só deve acontecer no final desse ano.

A ferramenta pode ser mais do que bem vinda para qualquer pessoa que precisa (ou prefere) escrever de forma correta para as mais diferentes tarefas escolares, profissionais ou domiciliares. Os produtores de conteúdo em texto agradecem.

 

Via Microsoft