O Project xCloud da Microsoft é interessante, mas rodar jogos de consoles em um smartphone sem bons controles pode ser algo complicado. E não são poucas as pessoas que preferem um controle físico no lugar dos botões virtuais na tela.

Por isso, a última patente registrada pela Microsoft Research mostra uma espécie de controle do Xbox que se acopla ao smartphone, que se transforma em uma espécie de Nintendo Switch.

O produto é composto pelos dois controladores (com botões, joysticks e d-PAD), empunhaduras e dock de recarga. Os controladores ficam nas laterais do dispositivo móvel, com um agarre melhorado pelas empunhaduras. A recarga é feita pela base.

A Microsoft entende que sistemas como o AdaptControl entregam resultados insatisfatórios, e até cita o sucesso do Nintendo Switch como prova para os jogos móveis com controles físicos.

Seria ótimo se esta patente se transformasse um dia em um produto real, mas ao menos é a prova que a Microsoft está estudando o assunto. Nesse aspecto, a Xiaomi pensou o mesmo ao lançar o Black Shark Helo com um pad que funciona de forma muito similar ao que vemos nesta patente.

 

Via Windows Central