Você está em | Home | Games | Microsoft “jogando a toalha” com o Xbox Series X | S?

Microsoft “jogando a toalha” com o Xbox Series X | S?

Compartilhe

Que a Microsoft está bem perdida com a sua divisão Xbox, isso é fato. As decisões (pouco) populares tomadas recentemente por Phil Spencer e sua turma deixam isso bem claro.

As vendas de Xbox Series X e Xbox Series S estão em níveis abaixo do que a gigante de Redmond esperava ou desejava, não apenas perdendo para PlayStation 5, mas também em uma relação de dois a um (para cada dois consoles da Sony vendidos, um da Microsoft é comercializado).

Se Microsoft contabilizasse apenas as vendas de Xbox Series X, a diferença com PS5 seria de três a um ou até de quatro a um. Há quem diga que as vendas do Series S são o dobro da versão Series X.

Diante de tudo isso, não é surpresa pensar que a Microsoft está pensando em “jogar a toalha” para a atual geração de consoles.

 

Os números não mentem

É difícil pensar que Microsoft possa lançar uma Xbox Series X melhorada, já que a empresa parece querer passar página e terminar com esta geração o mais rápido possível.

As últimas previsões indicam que o novo modelo de Xbox chegará entre 2026 e 2027, embora algumas fontes falem de um lançamento em 2028.

De qualquer forma, o que temos neste momento são informações sobre um novo console Xbox sem unidade de leitura de disco e melhorias técnicas intermediárias, mas não necessariamente uma nova versão do console.

Além disso, é importante observar o comportamento do Xbox nos diferentes mercados globais. Por exemplo, a redução do estoque de Xbox Series X e Xbox Series S em Europa é uma consequência das baixas vendas que os consoles estão registrando no continente de um modo geral.

Já no volume de vendas, o cenário de crise da Microsoft é mais flagrante. Em maio, o Xbox Series X e o Series S venderam apenas 68.600 unidades em Europa (combinados), enquanto o PS5 vendeu 300.100 unidades, quase cinco vezes mais.

Na América do Norte, o PS5 vendeu 268.400 unidades, enquanto a dupla Xbox Series X e Series S venderam 121.000 unidades. A diferença é muito menor se comparada com a de Europa, mas ainda assim é uma derrota acachapante, considerando que este é o “mercado doméstico” da Microsoft.

Ainda que a redução do estoque disponível se concentre em Europa, os consoles de Microsoft têm problemas nas vendas em todo o mundo, e têm sido um fracasso comercial de um modo geral.

Por fim, no cenário global, o PS5 vendeu 813.900 unidades até o momento, e a Microsoft tem que se conformar com 233.100 unidades do Xbox Series X e Series S (combinados).

E os números falam por si.

 

Um mundo injusto (mais ou menos)

Mesmo reduzindo os preços dos seus consoles, a Microsoft enfrenta enormes dificuldades em convencer o consumidor a migrar do One X para o Series X ou Series S.

Alguns analistas entendem que a derrota da Microsoft na atual geração de consoles é um tanto quanto injusta, já que a empresa acertou (de um modo geral) no produto que desenvolveu.

Porém, o jogador é sempre soberano. E é ele quem decide quem é o vencedor ou perdedor dentro do segmento de consoles de videogames.

Sem falar que o grande problema da Microsoft não está nas questões técnicas do produto que possui. É não entender o que o seu jogador realmente quer no produto.

A mesma Microsoft não entende suas próprias decisões afastou os gamers do seu console, com medidas tomadas na geração anterior.

E a gora, paga o preço disso, diante de um mercado em crise.


Compartilhe