Microsoft Edge Chromium, e as extensões para começar a vida nele

Compartilhe

O novo Microsoft Edge Chromium já está disponível, sendo agora o navegador web oficial do Windows 10. Uma das suas principais vantagens é justamente a compatibilidade com as extensões do Google Chrome.

Ou seja, se você é usuário do Chrome (ou de outro navegador compatível com ele), pode levar para o novo Edge todas as extensões já utilizadas no dia a dia, ampliando assim o leque de possibilidades com o navegador.

Lembrando que você precisa habilitar o recurso para permitir as extensões de outras lojas no Microsoft Edge Chromium para receber os novos itens. Mas para facilitar a sua vida, apresentamos uma série de extensões para você começar a nova fase de sua vida com o novo navegador.

 

 

As extensões recomendadas para iniciar no novo Microsoft Edge Chromium

1) Google Tradutor: serviço de tradução do Google. É imprescindível, pois ficou de fora do novo Edge de forma nativa (uma vez que a Microsoft abraçou o Bing). Você pode desativar o tradutor integrado em Configurações > Idiomas, e instalar o seu concorrente com tecnologia Google a partir da Chrome Web Store.

2) uBlock Origin + Poper Blocker: ferramenta de prevenção que permite bloquear os rastreadores de sites que querem coletar informações sobre nossos hábitos de navegação. O Microsoft Edge inclui um bloqueador de publicidade, que é bem básico. Se você precisa de algo mais completo, recomendamos o uso do uBlock Origin (para anúncios) e do Poper Blocker (para bloquear popups, overlays e janelas que abrem em segundo plano).

3) OneTab: permite a conversão em lista de todas as abas abertas no navegador, ajudando na economia de consumo de RAM. Ele cria uma lista de links representando as abas fechadas, e ao clicar naquela aba, você abre o conteúdo. Ou é possível abrir todas as abas de uma vez, se assim quiser.

4) Busca reversa de imagem: uma das extensões desenvolvidas especificamente para o novo Edge. Com ele, basta clicar com o botão direito sobre uma imagem, e você recebe a opção de buscar essa imagem em um ou vários buscadores específicos, o que é útil para descobrir a origem daquela imagem.

5) I’m a Gentleman / Image Downloader: realiza downloads rápidos de imagens e vídeos. O primeiro faz o download de imagens, e pode ser obtido via Microsoft Edge Addonns, permitindo o download com um único clique de todas as imagens exibidas na página ativa, além de permitir o download individual das imagens. Já o segundo é mais completo, permitindo filtrar as imagens que queremos salvar.

6) Wayback Machine: o serviço de arquivo da internet fornecido pelo Archive.org permite o acesso à versões antigas de um site ou portal, como se fosse uma máquina do tempo digital. Ele fica disponível na barra de ferramentas do navegador.

 

 

Conclusão

Obviamente, existe um universo enorme de extensões do Chrome que agora são compatíveis com o novo navegador Microsoft Edge Chromium, abrindo as portas para inúmeras possibilidades para usuários com diferentes necessidades. O que apresentamos nesse post é apenas uma pequena amostra de extensões bem úteis para quem quer começar nessa nova vida com o navegador.

Recomendamos que, a partir desse ponto, você faça as suas pesquisas e experimentos sobre outras extensões que podem ser do seu agrado ou atender as suas necessidades.


Compartilhe