Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Microsoft agora lembra que o Windows 8.1 vai morrer com um aviso enorme em tela cheia

Microsoft agora lembra que o Windows 8.1 vai morrer com um aviso enorme em tela cheia

Compartilhe

O Windows 8.1 ocupa hoje menos de 3% do mercado de computadores ativos. E mesmo que essa porcentagem passe batida pelas nossas vidas, ela incomoda a Microsoft, que já anunciou a morte dessa versão (com o fim do suporte) para 10 de janeiro de 2023.

Para lembrar os usuários do Windows 8.1 que eles usam um sistema operacional velho demais, a Microsoft decidiu adotar telas de lembrete gigantescas para isso.

É a forma da Microsoft lembrar a todo mundo que, no futuro, eles vão ficar a pé. E uma tela gigante é “a melhor forma” para alertar alguém sobre suas obrigações com o software.

 

 

 

O Windows 8.1 morreu faz tempo. A Microsoft só está lembrando todo mundo disso

O aviso é exibido automaticamente na tela completa, criando um desconforto quase indescritível em quem ainda tem o Windows 8.1.

A mensagem enviada pela Microsoft diz o seguinte:

“10 de janeiro de 2023 é o último dia em que a Microsoft oferecerá atualizações de segurança e suporte técnico para PCs com Windows 8.1. Estamos entrando em contato agora para agradecer sua lealdade e ajudá-lo a se preparar para o que está por vir.”

Aqui, os usuários do Windows 8.1 podem tomar dois caminhos:

  • Voltar a ver essa tela depois de 35 dias (e isso vai se repetir após esse tempo);
  • Voltar a ver essa tela no dia da véspera da morte do Windows 8.1, ou seja, em 9 de janeiro de 2023.

Isso acontece porque a Microsoft parou de enviar atualizações de correções para o Windows 8.1 em 9 de janeiro de 2018 e, em teoria, foi nessa data que essa versão do sistema operacional faleceu. Porém, o suporte foi prorrogado até o início do ano que vem, para a alegria desses 3% de usuários.

A partir de 10 de janeiro de 2023, não tem mais conversa: nada de melhorias de segurança e novos recursos para o Windows 8.1. E a solução aqui é atualizar o computador para o Windows 10 ou Windows 11, desde que o seu equipamento conte com o hardware compatível com as novas versões.

 

 

 

O mesmo deve acontecer com o Windows 7

Se você tem um computador com Windows 7 e está dando risada com o que está acontecendo com os usuários do Windows 8.1 neste momento, pode tirar esse sorriso do rosto.

Muito provavelmente a Microsoft vai fazer o mesmo com o Windows 7, que tem o fim do suporte anunciado para janeiro de 2026. Porém, nada está confirmado oficialmente até agora.

Por lógica, a estratégia em colocar uma tela gigante na cara do usuário que tem um sistema operacional antigo em funcionamento com o computador deve se repetir, e não há muito o que você poderá fazer quando isso acontecer.

Ou convive com as telas gigantes de alertas para trocar a versão do seu sistema operacional, ou troca o sistema operacional instalado no computador para acabar com essa chatice.

Sério, eu não consigo imaginar quem gostaria de seguir usando o Windows 8.1 por vontade própria. E, muito provavelmente, essa pessoa vai trocar de computador quando a versão do sistema operacional da Microsoft morrer de vez.


Compartilhe