Meu telefone está com manchas roxas na tela: por que? | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Meu telefone está com manchas roxas na tela: por que?

Compartilhe

Tem algumas coisas que acontecem com o nosso smartphone que, em um primeiro momento, não contam com uma explicação lógica. Porém, são justamente esses problemas que precisam ser explicados, para que uma solução racional apareça.

Mas… e nesse caso das manchas roxas na tela do smartphone? Bruxaria? Ou má qualidade dos componentes escolhidos pelo fabricante?

Confesso que, felizmente, nunca passei por isso. Porém, o simples fato de muitas pessoas reclamarem da anormalidade já faz com que eu fique de olho na tela do meu dispositivo, e considere o problema real e sério o suficiente para correr atrás de respostas.

E vamos dar algumas respostas sobre este tema neste post.

 

 

 

Por que a tela do smartphone tem manchas roxas?

 

 

Essa anormalidade nasceu com a chegada das telas AMOLED. Se você tem uma tela IPS/LCD, não precisa se preocupar com isso, e pode optar por calibrar a tela ao seu gosto para a exibição correta das cores.

O motivo para as manchas rochas aparecerem na tela do smartphone tem a ver com a ruptura do painel AMOLED. O cristal da tela pode não estar danificado, mas qualquer acidente físico pode danificar as propriedades internas da tela.

Ou seja, ela pode ficar danificada POR DENTRO, e não por fora. Algo bem incomum, é verdade, mas que pode acontecer com qualquer smartphone de qualquer usuário.

O normal é que, quando uma tela quebra por dentro, ela também vai quebrar por fora, pois o painel e o cristal estão muito próximos e são muito finos. Porém, em casos muito pontuais, vai acontecer o contrário: os danos são internos, e a parte externa fica intacta.

 

 

 

Tem como resolver isso?

 

A essa altura do artigo, os usuários mais perspicazes já chegaram a uma conclusão. Mas como é preciso esclarecer para os menos experientes, a resposta é: não é possível resolver esse problema via software ou por manutenção de bancada, e a única forma de se livrar das manchas roxas é mesmo trocando a tela por completo.

Aceita, que dói menos.

 

 

 

Posso seguir utilizando o smartphone desse jeito?

 

 

Sim, mas tal e como acontece com o corpo humano com uma doença, as manchas roxas vão seguir aumentando na tela com o passar do tempo. Os danos internos existem, e tais manchas podem impedir o uso pleno do dispositivo, atrapalhando na visualização do conteúdo ou a resposta ao toque naquele local de tela.

O ideal é que, se você perceber que apareceu uma mancha roxa na tela do seu smartphone, procure o serviço de assistência técnica do fabricante do dispositivo o quanto antes.

Relate o problema e verifique como eles podem ajudar você. Porém, se os técnicos detectarem que tudo aconteceu por mau uso ou por queda pontual, prepare-se para colocar a mão no bolso, pois a garantia muito provavelmente não vai cobrir esses danos.

Como informei antes neste post, a solução só é possível trocando a tela do dispositivo por completo. Não adianta insistir em querer usar um smartphone que tem um dano com esse porte. Os problemas só vão ficar piores com o passar do tempo e, no final, você não vai conseguir evitar os gastos em uma nova tela ou até mesmo em um novo smartphone.


Compartilhe