Início » Dicas, Truques e Macetes » Meu smartphone não conecta no WiFi da minha casa: cinco possíveis soluções

Meu smartphone não conecta no WiFi da minha casa: cinco possíveis soluções

Compartilhe


Com certeza você já enfrentou em algum momento da sua vida a situação em não conseguir conectar o seu smartphone na rede WiFi da sua própria casa. E alguns erros podem mesmo resultar na desconexão dos dispositivos que já foram conectados. Nesse post, mostramos algumas das possíveis soluções para esse problema.

 

 

Verifique se é uma falha do roteador

 

Pode ser que o roteador bloqueou o IP do seu smartphone por algum motivo. para verificar se isso aconteceu, a melhor forma é reinciiar o dispositivo em questão:

 

– Desligue o roteador com o botão de liga/desliga.
– Desconecte o roteador da corrente elétrica.
– Espere em torno de 20 a 30 segundos.
– Volte a conectar o cabo e ligue o roteador.

 

Então, verifique se o smartphone e os demais dispositivos estão conectando na rede WiFi de forma satisfatória.

 

 

Conecta ao WiFi, mas não funciona

 

O problema pode estar na conexão de internet que não está funcionando, e a melhor forma de proceder está em apagar os dados da rede através dos Ajustes do smartphone.

Dentro de Redes e Internet, acesse a rede WiFi da sua casa. Elimine a rede e conecte novamente, para gerar novos dados de acesso.

 

 

Configure a conexão manualmente

 

Um ajuste errado por parte do Android para conectar a rede em questão, e para isso você pode testar a configuração dos dados de conexão da rede de forma manual.

Dentro do item de WiFi nos Ajustes do Android, selecione a rede WiFi e clique no botão Editar para configurar os ajustes manualmente. Depois, clique nas opções avançadas e, por fim, Ajustes do IP. Nesse item, selecione o IP estático e digite os dados abaixo:

 

Endereço IP: 192.168.1.x, onde x é um número entre 2 e 256 (recomendamos um número acima de 100)
Porta de conexão: 192.168.1.1
Longitude do prefixo de rede: 24
DNS 1: 8.8.8.8
DNS 2: 8.8.8.8 (ou 8.8.4.4 no seu padrão)

 

Por fim, salve os ajustes de conexão e volte a conectar na rede WiFi da sua casa.

 

 

Verifique se você consegue se conectar a outras redes WiFi

 

Existe a possibilidade do seu dispositivo enfrentar um problema de hardware (antena WiFi, placa mãe, etc), e para isso você tem que testar a conexão do smartphone em uma rede WiFi diferente.

Se você não conta com uma rede alternativa, você pode criar um ponto de acesso WiFi através de Redes e Internet no caso do Android com um dispositivo externo. Se depois de verificar o estado da conexão o seu smartphone segue sem conseguir se conectar, o problema pode estar no seu telefone.

 

 

Restabeleça o smartphone às configurações de fábrica

 

Antes de ir para o serviço de assistência técnica, se todas as dicas anteriores não funcionar, vale a pena tentar restabelecer as configurações de fábrica do smartphone. Assim, você apaga todas as possíveis configurações que podem estar gerando um conflito com o WiFi, além dos dados e aplicativos do dispositivo.

No Android, o processo é bem simples: vá em Sistema > Ajustes > Opções de Recuperação > Apagar Todos os Dados ou Restabelecer Ajustes de Fábrica, e siga as instruções indicadas. ões indicadas.


Compartilhe