Uma combinação de reality show com esporte. E isso só foi possível porque o TikTok é a plataforma mais popular entre os jovens. Será que essa é mais uma mudança na forma em como vamos consumir o conteúdo ao vivo pela internet?
Pela primeira vez, a liga norte-americana de futebol (MLS) transmitiu uma partida inteira focada em um único jogador. E não poderia ser outro atleta senão Lionel Messi, por meio do TikTok.
A transmissão atraiu mais de 10 milhões de espectadores ao redor do mundo, e se destacou por um detalhe muito peculiar: acompanhou apenas e tão somente o Messi e nada mais.
Câmera exclusiva para Messi
Uma câmera de alta resolução acompanhou cada movimento de Messi durante os 90 minutos de jogo. A cobertura diferenciada destacou o jogador argentino em campo e marcou um novo formato de transmissão de esportes, dedicado a um jogador específico.
Não dá para dizer que esse formato é algo inédito. A F1 TV Pro faz a mesma coisa quando transite as imagens e informações de um único carro e piloto. A diferença é que você pode escolher o que quer acompanhar durante a corrida.
A “MessiCam” sublinha o potencial de novas experiências no entretenimento esportivo e o crescente interesse pela MLS globalmente. A abordagem aproxima a liga de uma audiência internacional jovem, uma vez que quase 70% dos seguidores da MLS no TikTok estão fora dos EUA.
O resto do jogo não importa
É claro que uma proposta como essa possui ônus e bônus.
Se por um lado você vê o Lionel Messi jogando por 90 minutos (o que pode ser interessante para os seus fãs, mas levanto dúvidas se é tão atraente assim para quem gosta de futebol como um todo), por outro lado, você perde todo o resto do jogo.
O Inter Miami venceu o Atlanta United por 2 a 1, com gols de Luisito Suárez e Jordi Alba. E os espectadores da MessiCam não puderam ver os momentos exatos dos gols, já que a câmera se mantinha fixa no argentino.
Lidem com isso.
Tudo isso é reflexo e consequência de um investimento pesado no jogador argentino para expandir a popularidade da liga de futebol dos EUA. Algo que deu certo.
Em 2024, a aposta da MLS em Lionel Messi mostrou-se acertada, com recordes de público e um crescimento de audiência comparável ao Campeonato Brasileiro, atingindo médias de até 70 mil espectadores por jogo.
A chegada de Messi também alavancou o valor de mercado do Inter Miami, que agora ultrapassa a marca de US$ 1 bilhão, ocupando a 17ª posição entre as franquias de futebol mais valiosas do mundo. Lembrando que o time foi fundado em 2020.
Um case de sucesso inédito no mundo esportivo.
A popularidade de Messi transcende o campo, influenciando tendências na moda e no marketing.
Na mesma semana do evento, Messi e o cantor Bad Bunny colaboraram com a Adidas para lançar uma nova edição do tênis Samba. O craque ainda possui uma linha de perfumes e seu próprio brinquedo, o “Capitão Messi”, ampliando seu apelo comercial.
Messi impulsionou a relevância global da MLS, transformando o Inter Miami em um clube mais reconhecido, enquanto ajuda a liga a expandir sua base de fãs e presença internacional.
E agora, os torcedores podem acompanhar o jogador que quiser na tela do TikTok. Já eu vou preferir ver o jogo por completo, pois perder gols só para acompanhar um único atleta o tempo todo é algo que me parece um tanto quanto frustrante.