Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | Mercado game cresce e alavanca venda de hardweres

Mercado game cresce e alavanca venda de hardweres

Compartilhe

O mercado global de jogos eletrônicos continua a crescer exponencialmente, sendo o maior setor de entretenimento e mídia do século 21, ultrapassando até mesmo a indústria do cinema.

O Brasil já representa o maior mercado de jogos da América Latina e o 3º maior no mundo, atrás apenas de EUA e China. O volume de vendas globais deverá ultrapassar 447 bilhões de dólares em 2024 e segue com projeções de um trilhão de dólares em 2032 (Statista).

Todo esse movimento vai resultar em um foco maior para o hardware dos dispositivos, tanto para os gamers que vão investir dinheiro nos dispositivos quanto para o mercado como um todo, que terá que pensar em novas soluções.

 

Hardware é importante para os games

A venda de PCs, laptops e periféricos, que corresponde ao segmento dos hardwares, se manteve como responsável por pouco mais de um terço da receita do mercado de jogos eletrônicos desde ao menos 2019 e deve ocupar a mesma proporção até ao menos 2029.

Especialistas do Grupo Fujioka destacam que houve uma redução na lacuna entre as vendas de consoles e PCs, e que existe muito espaço para crescimento neste segmento. A previsão é que o mercado de PCs e laptops voltados para jogos atinja mais de 75 bilhões de dólares de receita até 2029 (Statista).

Uma pesquisa recente da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) aponta oportunidades estratégicas que o Brasil possui na crescente indústria global de videogames.

O estudo “A Oportunidade de Ouro: Como o Brasil Pode Alcançar a Liderança Global em Jogos Eletrônicos” destaca a rica herança cultural e o talento criativo do país, onde iniciativas e investimentos podem ajudar a impulsionar desenvolvedoras brasileiras independentes para o cenário principal dos videogames em escala global.

O Grupo Fujioka se mantém ativo neste mercado para contribuir com o aprimoramento da experiência de jogo, trabalhando com as melhores marcas do mundo em itens como monitores, fones de ouvido, alto-falantes, mouses, teclados, mesas e cadeiras especialmente projetadas para o público gamer.

Outro diferencial das lojas Fujioka é a montagem dos PCs de acordo com as necessidades do cliente, totalmente sem custos adicionais.

 

As tendências no mercado de videogames

Apesar de poucos saltos qualitativos pela própria limitação tecnológica, os futuros processadores serão mais poderosos. Intel e AMD lançaram novas linhas de CPUs que oferecem desempenho superior para jogos, multitarefas e criação de conteúdo.

Por outro lado, NVIDIA e AMD continuam a liderar o mercado com placas de vídeo de alto desempenho, oferecendo suporte a ray tracing em tempo real e resolução 4K.

Além disso, o uso de SSDs NVMe se tornou padrão, reduzindo significativamente os tempos de carregamento dos jogos, o que melhorou a experiência dos jogadores.

Em paralelo a tudo isso, investimentos em experiências de Realidade Virtual e Realidade Aumentada são feitos constantemente, na tentativa de oferecer uma nova dimensão da imersão aos jogos de consoles.

O que se espera também é que Sony e Microsoft ofereçam novos títulos exclusivos e melhorias contínuas no desempenho dos consoles da atual geração (PlayStation 5 e Xbox Series X/S, respectivamente).

PlayStation Plus e o Xbox Game Pass ampliaram suas bibliotecas, oferecendo serviço de assinatura com uma vasta gama de jogos por um preço acessível. Sem falar nos jogos na nuvem ou via streaming, em propostas que apresentam claro sinal de amadurecimento.

Por fim, os notebooks gamers também evoluíram nos últimos anos, entregando designs mais leves e compactos, equilibrando potência e portabilidade.

As telas com altas taxas de atualização, como 144Hz e 240Hz, se tornaram comuns, e as novas tecnologias de resfriamento permitem que os notebooks gamers operem em níveis de desempenho mais altos sem superaquecimento.


Compartilhe