Uma falha que está eliminando aos poucos as mensagens dos usuários do WhatsApp é algo preocupante e indignante também.

Todos os usuários tem o direito ao backup de dados no dispositivo, e isso pode ser feito a qualquer momento para garantir a integridade dos mesmos. Porém, saber que essa falha pode tirar a chance desses mesmos usuários se prevenirem em caso de problemas sérios é algo realmente desalentador.

Ao que parece, o aplicativo está apagando as velhas mensagens do aplicativo. Isso estaria acontecendo aos poucos e em ordem cronológica. Primeiro são apagadas sem qualquer razão, explicação ou aviso prévio as mensagens mais antigas que você tem entre as conversas, até chegar nas mensagens mais atuais.

Como se isso não fosse algo suficientemente ruim, ninguém sabe por que isso está acontecendo. Até o momento, o WhatsApp não se pronunciou sobre o tema e, ao que tudo indica, o problema continua. Nem mesmo desinstalado e instalando novamente o aplicativo (uma solução milagrosa em determinadas situações) está resolvendo dessa vez.

Agora, só resta esperar que os desenvolvedores do aplicativo de comunicação instantânea mais utilizado em todo o mundo encontrem uma solução para esses estranhos problemas o quanto antes possível.

Quem sabe algumas das pessoas afetadas pelo problema acabam recuperando as suas mensagens (ou não, e tudo ficará perdido para sempre).