Início » Dicas, Truques e Macetes » Mensagem “Formato de vídeo não compatível com Android”: o que posso fazer?

Mensagem “Formato de vídeo não compatível com Android”: o que posso fazer?

Compartilhe

Fazer o download de um vídeo no smartphone e não conseguir executar esse vídeo é algo bem frustrante, e muitos usuários dos telefones Android se deparam de tempos em tempos com a frase “formato de vídeo não suportado”.

Isso normalmente está relacionado com os codecs de áudio e vídeo presentes no dispositivo. Ou seja, ele está tentando abrir um arquivo de vídeo não compatível de forma nativa no telefone, ou por não contar com um software de reprodução de vídeo compatível com este formato.

Vamos ver neste post como corrigir esses erros.

 

 

 

Por que esses erros aparecem nos smartphones Android

 

Na maioria dos casos, as mensagens de erro na reprodução de arquivos de vídeo no smartphone aparecem por falta de um codec de áudio ou vídeo compatível com o formato do vídeo escolhido. É preciso também considerar outros motivos para a falha aparecer:

 

  • O formato do vídeo está errado.
  • O arquivo não possui nenhum formato (ou extensão) mencionado em seu nome.
  • Você pode não ter um aplicativo adequado para executar o arquivo de vídeo.
  • O dispositivo ou sistema operacional não suporta o formato de arquivo (por exemplo, arquivos exe não podem ser instalados no Android, pois são suportados apenas no Windows).
  • O arquivo que você está tentando abrir está corrompido.

 

Agora, vamos tentar resolver pelos caminhos mais simples, e sem recorrer a configurações mais complexas.

 

 

 

A compatibilidade nativa do arquivo com o Android

 

Alguns arquivos de vídeo simplesmente não são compatíveis com um dispositivo ou sistema operacional em específico. Se esse é o seu caso, não há o que possa ser efeito.

O quadro abaixo mostra todos os formatos de vídeo suportados pelo sistema operacional do Google:

 

 

 

 

Volte a fazer o download do arquivo se ele estiver danificado

 

Se o arquivo de vídeo estiver danificado por um download incompleto ou problemas internos no arquivo, basta você repetir o download do mesmo arquivo ou de outras fontes (quando possível), sempre verificando se a conexão não vai cair durante o processo. Tente também o uso de um software de reparação de vídeo profissional para recuperar o arquivo ou até mesmo convertê-lo para outro formato.

 

 

 

Instale um aplicativo que suporte o formato do arquivo

 

Tente instalar um reprodutor de vídeo que seja compatível com o arquivo que você quer reproduzir. Basta procurar na Google Play Store que você vai encontrar vários software de qualidade para cumprir com esta missão.

 

 

 

Adicione o formato de arquivo correto

 

Se o formato ou extensão do arquivo está errado ou não possui nenhum formato indicado, o erro também vai aparecer. Então, solucione o problema adicionando o formato correto para o arquivo de vídeo.

E isso pode ser feito de forma bem simples, através do administrador de arquivos instalado no seu smartphone. Localize o arquivo, mantenha o dedo pressionado sobre ele e selecione a opção para mudar o nome de arquivo.

Então, coloque o nome correto do formato. Por exemplo, se o vídeo está em formato MP4, faça: nomedovideo.mp4. Ou o formato correto específico do arquivo em questão.

 

 

 

Restaurar o smartphone para as configurações de fábrica?

 

Essa seria a última solução quando todo o resto falhar. Se nem tentando com aplicativos de terceiros o vídeo roda, um hard reset pode resolver o problema. Por outro lado, vale a pena se perguntar se vale mesmo a pena fazer isso para rodar um vídeo que é claramente problemático ou incompatível com o seu smartphone.


Compartilhe