Compartilhe

Os computadores modernos contam com vários tipos de memória para todos os tipos de aplicações e usos. A RAM, a memória da placa gráfica e a memória virtual, que é criada e gerenciada pelo Windows. Nesse post, explicamos o que é a tal memória virtual do Windows 10, e como você pode utilizá-la a seu favor.

 

 

Como funciona a memória virtual

 

A RAM armazena os dados dos programas mais utilizados pelo computador, cujos dados são acessados muito mais rapidamente do que se precisassem ser lidos a partir do disco rígido. Tudo bem que os SSDs são mais rápidos que os HDs, mas ainda assim são mais lentos que a RAM.

Porém, a RAM é cara e ocupa muito espaço, limitando a quantidade que podemos ter dela em nosso computador. Pouca RAM pode resultar em um desempenho ruim. E é aqui que entra em ação a memória virtual.

A memória virtual ocupa uma pequena parte do disco rígido que é utilizado quando a RAM não for suficiente para armazenar os dados buscados pelo processador. Essa pequena parte do disco permite uma leitura de dados mais rápida, e resolvendo parcialmente o problema da lentidão do disco rígido.

Logo, ajustar corretamente o tamanho da memória virtual é importante para garantir um bom funcionamento do computador. Caso contrário, ele fica sem memória para executar aplicativos.

 

 

Como ajustar a memória virtual no Windows 10

 

Normalmente é recomendado que a quantidade de memória virtual seja 1,5 vezes superior à quantidade de RAM instalada no equipamento.

Por exemplo, um computador com 8 GB de RAM deve ter pelo menos 12 GB de memória virtual. Ou 16 GB para garantir que tudo vai funcionar bem no final.

Para ajustar a memória virtual do Windows 10, acesse o painel de controle do sistema operacional, vá em sistema e segurança e, no item sistema, vá em configurações avançadas do sistema.

Uma vez nas configurações avançadas, uma pequena janela vai abrir. Entre na aba de opções avançadas, e clique no item de configuração do desempenho. Agora, clique na aba de opções avançadas, e clique na opção para mudar o conteúdo do item da memória virtual.

Uma nova janela vai abrir, e você precisa desmarcar a casa de administração automática da memória virtual. Uma vez desmarcado esse item, você pode estabelecer o tamanho do arquivo de memória virtual do seu PC. É recomendado estabelecer o mesmo valor para o tamanho mínimo e para o tamanho máximo. Por fim, clique em Aceitar e reinicie o computador.


Compartilhe