Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Melhore em segundos o desempenho do seu smartphone Samsung

Melhore em segundos o desempenho do seu smartphone Samsung

Compartilhe

Hoje, os smartphones Samsung Galaxy estão com um desempenho muito maior do que em um passado relativamente distante, e o principal motivo para isso acontecer é a presença da One UI. Quem usou a TouchWiz sabe o quanto ela era ruim, e como a nova interface melhorou as coisas.

Mas isso não significa que os dispositivos atuais não podem apresentar problemas de desempenho. Não existe smartphone infalível, e os telefones da Samsung não são uma exceção. Faz parte: com tantas informações acessadas e programas instalados, é natural notar uma queda de desempenho no uso diário.

Existe uma forma relativamente simples para resolver os eventuais problemas de desempenho nos smartphones Samsung Galaxy. Uma funcionalidade que é nativa do telefone, e que dispensa a necessidade de instalar outros aplicativos de manutenção.

E o caminho das pedras nesse caso é: liberar a memória RAM.

 

 

 

Libere a memória RAM automaticamente

 

 

Todo mundo sabe que qualquer smartphone nesse mundo fica com vários aplicativos abertos simultaneamente. E o efeito colateral disso é uma queda de desempenho do dispositivo, seja apara abrir outros programas ou para executar tarefas de diferentes níveis de complexidade.

Todo smartphone passa por isso. Não tem jeito. É uma característica que está presente em qualquer sistema operacional que trabalha com o conceito de multitarefa, mesmo que essa multitarefa seja um pouco mais limitada no caso do Android.

Além disso, alguns aplicativos não são encerrados por completo. Eles ficam ativos em modo suspenso, realizando tarefas complementares ou outras finalidades que se alinham ao bom funcionamento do Android. Alguns desses programas não podem ser encerrados em nome da integridade do sistema operacional, mas esse é outro departamento.

Estamos falando neste post dos aplicativos que ficam em segundo plano, consumindo recursos importantes, principalmente a memória RAM do smartphone. A vantagem dos telefones Samsung Galaxy é que eles contam com um software nativo para realizar essa espécie de manutenção preventiva para melhorar o desempenho do dispositivo.

Os telefones da Samsung contam com um recurso chamado Cuidados do Dispositivo. Dentro desse item, existe uma função que permite liberar a memória RAM do smartphone, fechando alguns aplicativos que foram usados pelo usuário recentemente, mas que ainda estão consumindo recursos em segundo plano.

Para acessar essa funcionalidade nos smartphones Samsung, faça o seguinte:

  1. Deslize o dedo de cima para baixo na tela principal, ou abra a tela de Aplicativos e, depois, entre no menu de Ajustes.
  2. Feito isso, role para a parte inferior da tela para ver mais opções. É aqui que você deve encontrar o item relacionado aos Cuidados do Dispositivo.
  3. Por fim, toque no item Memória e, depois, em Liberar. Feito isso, o software vai realizar o processo para liberar a memória RAM.

 

 

 

Leve isso em consideração

 

 

Liberar memória RAM do seu smartphone pode sim resolver o problema naquele momento, mas tudo vai depender das características técnicas do dispositivo. Modelos com 6, 8 ou 12 GB de RAM vão usar menos esse recurso, pois não dá para dizer que falta de RAM é o grande problema nesse caso. Porém, a mudança de comportamento pode ser notada rapidamente.

Por outro lado, dispositivos mais limitados na RAM (entre 2 GB e 4 GB) podem se beneficiar desse recurso de forma mais efetiva. E, ainda assim, tudo vai depender do número de aplicativos instalados e em execução em segundo plano.


Compartilhe