Compartilhe

A MediaTek lançou esta semana o Helio P65, seu novo chip para smartphones, desenvolvido com processo de produção de 12nm e com uma nova arquitetura octa-core que permite alto desempenho e baixo consumo de energia.

O novo chipset integra dois cores de CPU Arm Cortex-A75 e seis cores Cortex-A55 de alta capacidade, em um grande cluster de cache L3 compartilhado. Além disso, inclui a novíssima GPU Arm Mali-G52, para oferecer uma experiência superior para quem gosta de jogos, garantindo desempenho 25% melhor que os produtos que usam a geração anterior de arquitetura octa-core.

Equipado com CorePilot, a tecnologia de computação heterogênea da MediaTek, o chipset opera recursos como agendamento inteligente, gerenciamento avançado de temperatura e análise de comportamento do usuário, proporcionando desempenho mais confiável e consistente e elevando o nível das experiências com jogos.

Outro recurso líder do Helio P65 é sua função integrada de comando por voz, otimizada para o tamanho compacto do chipset e desenvolvida para prolongar a vida útil da bateria. A MediaTek também separou o canal de áudio para comandos de voz daquele usado para mídia e jogos, fornecendo melhor qualidade de som a cada um dos canais.

O novo chipset pode operar câmera dupla de alta resolução com sensores de até 16MP+16MP, com alta adaptação para fotos de estilo wide e de longo alcance usando a tecnologia de zoom de imagem nítida. Além de operar múltiplas câmeras em smartphones de ponta, o Helio P65 também pode ser usado em dispositivos móveis com câmeras de 48MP (4 células) para obter melhor qualidade de imagem. Além disso, o novo design ISP com reconhecimento facial garante um nível maior de segurança dos dispositivos.

Com o uso da tecnologia de fotografia avançada da série Helio da MediaTek, o P65 está equipado com uma variedade de aceleradores de hardware, incluindo um mecanismo de profundidade de campo para efeitos Bokeh profissionais, estabilizador eletrônico de imagem (EIS) para captura de movimento rápido em até 240 fps e foto panorâmica sem o efeito Jello, além da unidade de controle da câmara (CCU) para exposição automática instantânea (Instant AE) em condições de iluminação que mudam de repente, ajustando rapidamente o foco da câmara.

Também inclui um Sistema de Navegação Inercial (INS) aprimorado, que fornece informações de posicionamento mais precisas aos usuários, mesmo quando ele se movimenta em um ambiente interno, subterrâneo ou dentro de um túnel. O Helio P65 pode entender as direções e compartilhar instruções precisas, não importa a sua localização. Além disso, é compatível com Dual 4G VoLTE, que permite alta qualidade de chamadas de voz e vídeo, conexões mais rápidas, cobertura mais confiável e consumo de energia reduzido. O processador também oferece conectividade Wi-Fi 802.11ac, além de Bluetooth/Wi-Fi, que simplifica o design do produto e garante desempenho confiável aos usuários.

Comparado com o modelo anterior, o Helio P65 oferece o dobro do desempenho em aplicações de inteligência artificial e processamento para tarefas de câmera IA, incluindo Google Lens, galerias inteligentes, reconhecimento de cena, segmentação de fundo, remoção de fundo e fotografia tipo retrato 30% mais rápida. No momento, o Helio P65 está em produção e deve estar disponível em smartphones em julho deste ano.


Compartilhe