TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Essas são as medalhas das Olimpíadas de Tóquio 2020, feitas de smartphones reciclados | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Essas são as medalhas das Olimpíadas de Tóquio 2020, feitas de smartphones reciclados

Essas são as medalhas das Olimpíadas de Tóquio 2020, feitas de smartphones reciclados

Compartilhe

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 começam daqui a menos de um ano, em 24 de julho de 2020, e as medalhas, uma das protagonistas do evento, foram oficialmente apresentadas.

O designer Junichi Kawanishi deu forma ao desenho das medalhas dos próximos Jogos Olímpicos, e buscou o equilíbrio perfeito da proposta. São chamativas e contam com temas elegantes e bem planejados, mas sem pecar na saturação visual.

São medalhas olímpicas bonitas e, principalmente, tecnológicas e sustentáveis. As medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 aposta na sustentabilidade, e a reciclagem, que é o que dá a essência tecnológica para esses itens.

 

 

Tecnologia para reciclagem que pode ser útil no futuro

 

 

Essas medalhas foram criadas a partir de metais reciclados obtidos por mais de dois anos, a partir de dispositivos eletrônicos diversos, incluindo smartphones. Foi um desafio fabricar 5.000 medalhas olímpicas com materiais reciclados, e o que parecia impossível se materializou sem problemas, graças à organização e cooperação de 1.621 municípios nipônicos.

No total, foram coletados quase 79.000 toneladas de dispositivos eletrônicos e smartphones, dos quais foram extraídos um total de 32 quilos de ouro, 3.500 quilos de prata e mais de 2.2 quilos de bronze. Todo esse material agora esta nas medalhas olímpicas de Tóquio 2020.

Cada medalha mede 8.5 cm e terá um peso que dependerá de cada versão em específico. Sua composição também varia, e fica estabelecida da seguinte maneira:

– A medalha de ouro pesa 556 gramas, mas não será de ouro maciço. Na verdade, ela é uma medalha de prata revestida por um banho de ouro de seis gramas.

– A medalha de prata pesa 550 gramas, consequência direta da ausência do banho de ouro de 6 gramas da medalha mencionada no parágrafo anterior.

– A medalha de bronze pesa 450 gramas e é composta por 95% de cobre e 5% de zinco.

 

 

Com esse movimento, o Japão espera conscientizar não apenas os atletas mas também todo o mundo sobre a importância da reciclagem e do respeito ao meio ambiente. O país tem planos para seguir utilizando metais reciclados para fabricar medalhas que serão entregues em eventos menores locais, e que podem ampliar o foco para o plástico, criando diferentes elementos esportivos, como o pódio (por exemplo).

 

 

Via Tokyo 2020


Compartilhe