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MarioGPT, uma IA que cria níveis infinitos de Super Mario Bros

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O ChatGPT assusta, pois está dominando todos os setores de nossa sociedade. Por outro lado, explorar suas possibilidades é a tarefa de diferentes instituições educacionais e científicas, e várias iniciativas que testam os limites dessa Inteligência Artificial estão aparecendo ao redor do mundo.

Dito isso, uma equipe de investigadores da Universidade de Copenhague criou o MarioGPT, que nada mais é do que um método para criar níveis infinitos do jogo Super Mario Bros, com a ajuda da Inteligência Artificial GPT-2.

Vamos então observar como isso foi possível, e como o mundo dos videogames pode se beneficiar desse estudo para criar jogos mais inteligentes e em um tempo menor de desenvolvimento.

 

Você quer jogar Super Mario Bros para sempre?

O conceito é simples: criar níveis infinitos do jogo Super Mario Bros apenas dando os comandos e coordenadas para a Inteligência Artificial, a partir da linguagem natural. Algo que não é tão fácil quanto parece, e ao mesmo tempo é concebido para ser inclusive intuitivo e prático para qualquer pessoa ou programador.

É claro que o grupo de pesquisadores treinou a GPT-2 para que o software compreenda alguns comandos descritos pelos programadores, e a escolha pelo jogo Super Mario Bros aconteceu simplesmente porque este é um jogo menor em relação ao seu conjunto de dados.

Além disso, a GPT-2 é mais adequado que a GPT-3 para essa tarefa, pois é mais leve e mais fácil de ser treinado. No futuro, com um conjunto de dados maior e com instruções mais complexas, modelos de Inteligência Artificial mais sofisticados serão necessários para alcançar os mesmos objetivos.

Lembrando que a GPT-2 teve que ser treinada pelos pesquisadores para construir os níveis adicionais no jogo. Para isso, um número de níveis do game original foi renderizado em texto, o que fez com que essas fases do jogo se transformassem em códigos ASCII, com caracteres alfanuméricos.

Dessa forma, a Inteligência Artificial conseguiu interpretar as informações do jogo com maior facilidade, compreendendo os padrões de programação para reproduzir os novos níveis do game a partir das informações aprendidas.

No estudo, dos 250 níveis adicionais gerados para Super Mario Bros, o sistema de Inteligência Artificial conseguiu completar com sucesso cada uma das fases 9 vezes em 10 tentativas. Ou seja, o seu nível de aprendizado sobre as próprias criações era enorme e muito rápido.

A Inteligência Artificial foi treinada também para interpretar a linguagem natural na hora de gerenciar um nível do jogo Super Mario Bros, determinando dessa forma a quantidade de tubos, inimigos ou blocos que seriam adicionados em cada fase.

A única limitação do sistema é que não é possível determinar qual é o tipo de inimigo que Mario vai enfrentar, já que o software só interpreta a palavra-chave “inimigo”. Sem falar que não é possível gerar fases aquáticas, algo que pode ser solucionado com o passar do tempo.

 

Uma janela para o futuro dos videogames

Esse é um exemplo de como a Inteligência Artificial pode oferecer benefícios relevantes dentro da indústria dos videogames. Toda essa interação para manipular um jogo do jeito que o programador deseja abre as portas para um mundo de possibilidades que ainda serão exploradas.

O único grande problema nesse estudo é a Nintendo, que não deve ter gostado muito dos cientistas utilizando o jogo Super Mario para um estudo com Inteligência Artificial. Porém, o simples fato de o conceito funcionar com sucesso pode ser crucial para o futuro da indústria dos videogames como um todo, e creio que até mesmo os japoneses poderão acalmar seus advogados quando olharem para esse cenário a partir dessa perspectiva.


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