Compartilhe

Não é a primeira vez que alertamos sobre apps e jogos perigosos na Google Play Store. São programas que podem resultar em ataques de hackers via malware que colocam em risco a segurança e privacidade dos usuários.

Agora, a Trend Micro revelou mais dois aplicativos que você deve remover do seu smartphone agora (ou evitar a todo custo a presença dos mesmos): BatterySaverMobi e Currency Converter.

Os dois podem parecer inofensivos, mas podem causar danos enormes. Ambos apresentam fortes conexões com o malware Anubis, que já foi relacionado com dezenas de ataques a contas bancárias de milhares de usuários.

Os aplicativos já foram removidos da Google Play Store, mas milhares de usuários fizeram o download desses apps, que podem executar linhas de código maliciosas nos smartphones, realizando uma direta conexão com o servidor do Anubis. Tal malware instala um APK malicioso que se disfarça de uma atualização do sistema.

Desse modo, convence com facilidade o usuário a conceder acesso a várias permissões, obtendo assim uma grande variedade de informações. O Anubis pode obter acesso aos contatos, localização, realizar chamadas, gravar áudio, enviar mensagens e muito mais.

 

 

Um conselho para quem está lendo esse post

No passado, os apps Android de melhoria de bateria e limpeza de memória eram muito populares. Mas na prática, eram verdadeiras fraudes.

Hoje, os smartphones são mais que capazes para gerenciar o funcionamento e consumo de energia. Logo, aplicativos desse gênero são desnecessários, e podem deixar os seu smartphone vulnerável aos ataques de hackers.

Tais funcionalidades de manutenção de memória e gerenciamento de bateria podem ser encontradas e executadas diretamente na barra de pesquisa do Google. É muito mais seguro, crível e até mais rápido. Além disso, você não corre o risco de instalar aplicativos que podem conter malwares.

Não é a primeira vez que escrevemos posts desse tipo, e vamos continuar a produzir esse material informativo e preventivo, porque a audiência é rotativa, e informação útil nunca é demais.

 

Via Android Community


Compartilhe