O Magalu e o AliExpress anunciaram um acordo estratégico inédito no Brasil, que vai permitir a venda de itens da linha Choice do AliExpress nas plataformas digitais (site e aplicativo) do Magazine Luiza.
Por outro lado, o Magalu venderá produtos de seu próprio estoque na plataforma brasileira do AliExpress. Dessa forma, as duas empresas tornam os seus produtos mais acessíveis para o consumidor, a partir de uma parceria bidirecional.
Os detalhes da parceria
A partir do próximo trimestre, o AliExpress venderá itens de sua linha Choice nos canais digitais do Magalu. Estes produtos são caracterizados por uma curadoria de qualidade que oferece o melhor custo-benefício e rapidez na entrega.
Para o AliExpress, esta parceria reforça seu compromisso com o desenvolvimento do e-commerce brasileiro. A inclusão de produtos do Magalu no catálogo do AliExpress tem como principal objetivo aumentar a variedade e melhorar a experiência do cliente.
Já o Magalu vê esta inclusão como uma oportunidade de acelerar a diversificação de categorias e aumentar a frequência de compras. A operação cross-border será impulsionada, fortalecendo a presença do Magazine Luiza em novas categorias de produtos.
Este é um marco histórico para o AliExpress, sendo a primeira vez que a empresa vende seus produtos em uma plataforma de terceiros globalmente. Para o Magalu, a parceria representa a consolidação de sua liderança no mercado nacional em várias categorias de produtos.
Regras e destaques de produtos
Os produtos da linha Choice do AliExpress seguirão as regras do programa Remessa Conforme, instituído pelo Governo Federal. No site e aplicativo do Magalu, esses itens serão destacados em uma seção específica, similar ao que é feito com marcas e categorias selecionadas.
Não foi informado se o cliente terá alguma vantagem ou isenção fiscal ao escolher os produtos Choice do AliExpress dentro da plataforma do Magalu. Ao que tudo indica, a parceria vai apenas expandir a visibilidade desses produtos, além de melhorar a logística de entregas junto ao consumidor.
Com mais de 1.250 lojas físicas, o Magalu poderá oferecer produtos do AliExpress em diversos pontos de venda pelo Brasil. A logística bem estruturada do Magazine Luiza permitirá uma distribuição eficiente desses produtos.
Histórico das empresas
Fundado há mais de 60 anos, o Magalu se tornou uma das maiores plataformas de varejo digital do Brasil. Em 2023, a empresa registrou vendas totais de 63,1 bilhões de reais, sendo 43 bilhões provenientes de seu e-commerce.
Criado em 2010, o AliExpress conecta vendedores e fabricantes globais a consumidores de mais de 100 países. A plataforma é disponível em 16 idiomas e está no Brasil há quase 15 anos, operando com lojas nacionais.