macOS 11 Big Sur, e cinco novas funções que você deve ficar de olho

Compartilhe

O novo macOS 11 Big Sur foi oficialmente apresentado pela Apple, e será a primeira versão do sistema operacional desenvolvida pela gigante de Cupertino a funcionar com os futuros processadores ARM desenvolvidos pela própria Apple, mas também será compatível com as atuais máquinas com chips Intel.

O novo sistema operacional está cheio de novas e modificadas funções que prometem uma melhor experiência de uso. O software já está disponível para os desenvolvedores, e se esse não for o seu caso, recomendamos fortemente que você espere a beta pública que será entregue nesse mês de julho, ou que espere a versão final que deve ser lançada durante o outono norte-americano.

Nesse post, apresentamos cinco novas funções do macOS 11 Big Sur que você deve ficar de olho.

 

 

 

Safari

 

 

A Apple confirma que esta é a maior atualização do Safari desde o seu lançamento em 2003, onde o navegador web vai carregar mais rápido os sites visitados com maior frequência, além de melhores maneiras para controlar as abas. Além disso, entrega funções de privacidades melhoradas, como um relatório que permite ver como os seus dados são rastreados pelos diferentes sites, e pode monitorizar se alguma de suas senhas foi afetada.

Uma nova categoria na App Store para extensões do Safari permite uma maior personalizações dos sites, e a página de início personalizável do Safari permite a escolha entre diferentes fundos de tela ou usar uma de suas fotos. Você também pode traduzir para sete diferentes idiomas de forma integrada, além de uma administração de abas mais eficiente.

 

 

 

Mensagens

 

 

O novo app de Mensagens no macOS 11 Big Sur inclui novas formas para marcar conversas (em um sistema muito similar ao recurso que foi inserido no novo iOS 14), com opções para uma melhor organização das mensagens em grupo, uma função de busca reformulada e novas opções para desenhar o Memoji e usar efeitos de mensagens.

Você pode marcar conversas importantes na parte superior do aplicativo para criar um acesso mais rápido. Criar mensagens diretas para uma pessoa em um grupo e hilos de mensagens em um grupo para manter as conversas mais ordenadas. Você pode digitar o nome de alguém em um grupo para editar de forma direta as conversas, ou receber notificações apenas de mensagens do grupo onde você é mencionado.

 

 

 

Mapas

 

 

O novo aplicativo de Mapas no macOS 11 Big Sur inclui opções para explorar novos locais e compartilhar o que você encontra, além de visualizações detalhadas de mapas de interiores de grandes centros comerciais ou aeroportos, visualização em 360 graus de um destino ou usar a rota para veículos elétricos.

Você pode explorar uma área com guias de recursos confiáveis, ou criar a sua própria rota, marcando os seus locais favoritos para compartilhar com amigos e familiares. A visualização em 360 graus é possível através do recurso Look Around. Se você tem um veículo elétrico, a rota EV mostra estações de carga, previsão do tempo, elevação e o nível de carga do seu veículo.

 

 

 

Widgets

 

 

O macOS 11 Big Sur também oferece widgets em sua tela de início, com ícones grandes e dinâmicos que mostram informações do app ao vivo, como a previsão do tempo ou o cabeçalho dos e-mails mais recentes.

Os widgets mostram uma descrição geral da informação principal ao vivo na tela de início, com diferentes informações em diferentes horas do dia, como por exemplo a previsão do tempo pelas manhãs e as notícias no final da tarde.

 

 

 

Aplicativos para iPhone e iPad

 

 

Se você compra um dos novos Macs da Apple com o novo processador Apple Silicon, o seu equipamento permite o uso dos apps do iPhone ou iPad de forma nativa.

Basta acessar a App Store do Mac para instalar os novos aplicativos. Muitos apps do iOS poderão ser executados com os apps do macOS 11 Big Sur. Se você comprou um app para iPhone, não precisa comprá-lo novamente no macOS. Basta fazer o download desse aplicativo no computador.


Compartilhe