O novo Mac Mini não tem surpresas.
Tal e como todo mundo esperava, ele está ainda menor, medindo apenas cinco polegadas de comprimento e largura, o que resultou em um novo sistema de resfriamento e uma arquitetura térmica inovadora para controlar o (pouco) aquecimento do eficiente chip M4.
Disponível nas versões básico e Pro (que influencia na presença de processadores com ou sem Pro), são equipamentos pensados nos profissionais e criativos com pouco espaço na bancada de trabalho ou no quarto, algo que está sendo cada vez mais comum para muitas pessoas, principalmente nos grandes centros.
Tamanho não é documento
A existência de um Mac Mini Pro é a prova cabal de que esse equipamento pode até ser pequeno, mas é potente em todos os aspectos.
O chip M4 Pro conta com 14 núcleos de CPU e 20 núcleos de GPU, o que mostra que esse equipamento entrega um ótimo desempenho para os criativos.
Quem vai trabalhar com edição de vídeos vai se dar bem com esse conjunto e, principalmente, com o que ele oferece nos outros aspectos técnicos.
Pela primeira vez, o Mac Mini suporta ray tracing, o que representa um grande avanço nas capacidades gráficas do modelo. E este é mais um elemento que torna esse computador o ideal para tarefas que exigem gráficos intensos, como edição de vídeo e renderização 3D.
A boa notícia aqui é que, diferente de outros computadores compactos, o Mac Mini com o chip M4 Pro permite a expansão da RAM para até 64 GB, assim como o armazenamento que pode alcançar nada menos que 8 TB.
A conectividade foi ampliada com cinco portas USB-C/Thunderbolt, eliminando as portas USB-A. O Mac Mini com M4 Pro se destaca com portas Thunderbolt 5, enquanto o modelo regular possui Thunderbolt 4. A opção de Ethernet de 10 gigabits também está disponível para conexões de alta velocidade.
Com todas essas opções de conectividade, o novo Mac Mini pode trabalhar com até três monitores com resolução 6K ao mesmo tempo.
Imagine o que os editores de vídeo poderão fazer com tantas telas disponíveis ao mesmo tempo.
E com os novos processadores, os recursos de Inteligência Artificial nativos vão funcionar de forma plena, tanto com o Apple Intelligence quanto com a integração do ChatGPT.
Disponibilidade e Preço
O Mac Mini chegou ao Brasil pelo preço inicial sugerido de R$ 6.749, com chip M4, 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
Já a versão mais cara, com chip M4 Pro, tem preço inicial sugerido de R$ 15.299, contando com 24 GB de RAM e 512 GB de armazenamento.
Lembrando que os valores mencionados não contam com os upgrades, o que pode indicar um preço final em modo “o céu é o limite” para quem tem orçamento para tudo isso.
De qualquer forma, não podemos negar que a Apple se esforçou para oferecer uma opção de computador desktop que entrega o que o usuário precisa em um equipamento com dimensões compactas.
Não será estranho ver alguns usuários mais produtivos apostando neste formato, principalmente aqueles que já contam com monitor, teclado e mouse da Apple.