Compartilhe

O LYRA é a materialização dos sonhos de muitos geeks da década de 1990: ter um console portátil com a mesma potência e praticidade de um PC. O produto está em campanha no Kickstarter pelas mãos da startup Creoqode, e pode executar jogos clássicos com ótimo desempenho, ao mesmo tempo que também entrega o desempenho e as funcionalidades de um PC.

 

 

LYRA, o console para jogar e trabalhar

 

 

O LYRA faz uso da plataforma Raspberry Pi para funcionar, e todo o trabalho do usuário vai ter quando o produto chegar na sua casa é montar o dispositivo, em um processo que não leva mais o que 15 minutos e o uso de uma chave Philips e outra chave allen.

O produto pode emular qualquer console de forma virtual, de modo que podemos rodar o seu videogame preferido em um dispositivo que cabe no seu bolso. É claro que não é o primeiro produto que faz isso, mas o LYRA tem o diferencial de ir além de um console portátil convencional, contando com uma porta HDMI que transforma o produto em um computador, já que o mesmo pode receber um teclado e um mouse.

 

 

Com ele, é possível navegar na internet, criar projetos com a Raspberry Pi e realizar tarefas básicas de escritório. Isso é possível porque a potência do console é a justa para rodar jogos clássicos. No seu interior, o LYRA conta com uma Raspberry Pi CM3L com CPU ARM de 1.4 GHz de 64 bits e quatro núcleos, 1 GB de RAM, 16 GB de armazenamento em SD e tela TFT de 5 polegadas (800 x 480 pixels). A bateria é de 3.000 mAh, enquanto que o áudio passa por um alto-falante ou um conector para fones de ouvido de 3.5 mm.

 

 

Cuidado com as ROMs…

 

 

É preciso deixar claro as implicações que envolve a emulação dos videogames. Primeiro, você precisa fazer o download das ROMs e armazená-los no console portátil. OU seja, as ROMs podem não entregar um desempenho eficiente em todos os casos.

As ROMs precisam ser de distribuição com licença, pois as cópias contam com propriedade legal. Leve em consideração isso também antes de comprar o dispositivo.

De qualquer forma, o LYRA está no Kickstarter e superou a sua meta de crowdfunding. Seu preço de venda será de US$ 185 para a versão que o usuário precisa construir o produto, e US$ 223 para quem quer receber o console montado. Os primeiros envios acontecem em dezembro de 2019, e a sua venda será internacional.

 

 

Via Kickstarter


Compartilhe