A cidade de Londres (Reino Unido) está adotando um sistema de pagamentos sem fio para transeuntes que querem fazer doações para artistas de rua.

O sistema é fruto de uma parceria entre a câmara de Londres, a Busk In London (entidade dos artistas de rua profissionais) e a iZettle (empresa de pagamentos comprada recentemente pelo PayPal). Quem quer doar dinheiro para os artistas que usam o sistema podem fazer isso simplesmente encostando o cartão bancário, smartphone ou smartwatch no terminal.

O sistema oficializa o que os artistas já faziam por conta própria, ao oferecer QR Codes ou outras formas de pagamento digital. Aliás, você sabia que na China temos mendigos pedindo dinheiro com QR Code, o que acabou com a desculpa do tradicional “não tenho moedas”?

 

 

É mais um passo para acabar com o dinheiro físico, e há quem alerte que isso vai complicar ainda mais a vida para os membros mais vulneráveis da sociedade, obrigando moradores de rua a terem contas bancárias e um smartphone, ou com o risco de ficarem ‘inacessíveis’ até mesmo para quem quer fazer alguma doação.

Se bem que tomada é fácil de encontrar em qualquer lugar.

 

Via BBC