Compartilhe

Você, jovem, gamer, fã de k-pop, cultura asiática e cultura nerd… parabéns! O mundo atual foi feito para você!

Jamais o mundo da cultura pop foi tão voltado para o geek. Música, cinema, TV, entretenimento, games… existe um enorme universo de conteúdo a ser explorado, e ele só segue em expansão. Apenas para dar alguns exemplos: canais de eSports não param de chegar na TV por assinatura, youtubers que estão migrando para a TV (migrando inclusive os formatos dos seus programas), e eu nem preciso falar do cinema de herói e de literatura fantástica.

É um mundo novo, repleto de possibilidades.

E no Brasil, esse universo de cultura nerd segue em expansão. O Loading é mais um canal de TV que vai oferecer para o jovem esse conteúdo que está em evidência, com uma linguagem voltada para o seu público alvo e uma estética visual única e despojada.

Neste post, vamos conhecer um pouco mais da proposta do Loading, que será um canal multi plataforma, ou seja, TV aberta, TV por assinatura (SKY TV, Vivo TV, Claro net, Oi TV) e streaming pela internet.

 

 

 

Uma “startup” de conteúdo jovem

 

 

O Loading chega para preencher uma lacuna deixada pela antiga MTV Brasil. Tanto, que vai ocupar o mesmo canal na TV aberta (32) e terá como instalações o mesmo prédio do antigo canal do Grupo Abril onde, no passado, também foi a sede da TV Tupi.

Porém, não estamos diante de um novo canal musical. A lacuna a ser preenchida é a do entretenimento focado na cultura pop para os jovens da atual geração, os chamados millennials. Mas diferente da atual MTV, que está totalmente voltada aos realitys, o Loading quer falar sobre aquilo que o jovem atual mais gosta, estabelecendo um diálogo direto entre as duas pontas, alimentando a troca de informações sobre esses conteúdos.

O Loading pretende atender a uma demanda cada vez maior em algumas frentes, como eSports, k-pop e entretenimento nerd. Nos últimos anos, a TV brasileira está oferecendo um pouco mais desse conteúdo para a audiência, mas isso acontece ainda em porções residuais.

 

 

Além disso, o novo canal quer contrariar a teoria onde “o jovem não assiste mais TV, pois vive no YouTube”. Não é bem assim. Pode até ser que ele não perde mais tempo esperando o seu programa preferido, mas programas como MTV Hits e De Férias Com o Ex Brasil, que contam com audiências expressivas e várias menções nos trending topics no Twitter, são provas que o jovem ainda está assistindo TV, ou que abraçou a proposta multi tela, onde assiste a um conteúdo na TV enquanto comenta sobre esse conteúdo assistido em tempo real nas redes sociais, pelo computador ou smartphone.

O uso do termo “startup” de conteúdo jovem utilizado pelos responsáveis do Loading dá a entender que o canal terá sim uma proposta experimental na maior parte do tempo, e foi isso que fez com que a MTV Brasil alcançasse o seu público alvo por aqui. Mas talvez essa seja a maior semelhança do novo canal com aquele que deixa saudades até hoje. Pelo menos olhando a ideia geral, a nova proposta é bem diferente.

 

 

 

Quando o Loading vai estrear no Brasil?

 

 

O canal Loading está em fase final de produção, se preparando para a sua estreia no Brasil, que está programada para o mês de dezembro de 2020. Ainda não há uma data definida para a chegada do canal, assim como também não há a confirmação das operadoras de TV por assinatura que vão receber a sua programação desde o primeiro dia.

Algumas atrações da grade de programação do Loading já foram anunciadas, como por exemplo o MetaGaming (voltado aos bastidores do eSports), Mais Geek (com foco na cultura oriental) e Multiverso (voltado para a cultura pop). A programação será exibida 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

 

Entre os apresentadores dos seus programas, alguns nomes já estão confirmados: Chandy Teixeira, Claudio Prandoni, Clayton Ferreira, Fábio Gomes, Jefferson Kayo, Takeshi Oyama, Fernanda Pineda, Bárbara Gutierrez, Mariana Ayrez e Thais Matsufugi.

 

 

Via Minha Operadora, Tela Viva, UOL (3)


Compartilhe