Esse post conta com uma lista de aplicativos que podem ser substituídos sem problemas pela sua versão web para smartphones. Se você tem um dispositivo com espaço limitado ou quer se desfazer dos apps mais pesados, esta é uma interessante alternativa.

Alguns desses aplicativos web ou webapps estão pensados no funcionamento como se o aplicativo estivesse instalado. Estão cada vez mais completos, pode enviar notificações, podem ser adicionados na tela inicial como se fosse um app instalado, entre outros.

Aproveite a lista para deixar o seu desempenho ainda melhor e mais fluído. Basta acessar os endereços a seguir através do seu smartphone:

 

Facebook: Facebook.com
Facebook Messenger: Messenger.com
Telegram: Web.Telegram.org
Twitter: Mobile.Twitter.com
Reddit: Reddit.com
Google Fotos: Photos.google.com
Instagram: Instagram.com
Google Mapas: Maps.google.com
Gmail: Gmail.com
Outlook: Outlook.live.com
Amazon: Amazon.com.br
YouTube: Youtube.com
Google Keep: Keep.google.com
Google Tradutor: Translate.google.com
Google Drive: Drive.google.com
Microsoft OneDrive e Office: Onedrive.live.com
Dropbox: Dropbox.com
Flipboard: Flipboard.com
Paypal: Paypal.com.br
TripAdvisor: Tripadvisor.com.br
Spotify: Open.spotify.com
iVoox: iVox.com

 

 

Não tenha medo de buscar as suas próprias alternativas

Essa lista pode ser um pouco subjetiva, já que está mais centrada nas alternativas web dos aplicativos mais usados. Mas se você tem algum serviço de sua preferência que você quer substituir, explore na web para saber se ele está adaptada para ser utilizado como um aplicativo.

Na pior das hipóteses você vai encontrar sites mal adaptados (olá Steam, Feedly), com interface inutilizável nos smartphones. Mas com certeza você vai encontrar soluções bem interessantes para o seu dia a dia.