Você está em | Home | Software | Linux só é livre se o seu tempo não vale nada

Linux só é livre se o seu tempo não vale nada

Compartilhe

O Linux (ou melhor, várias das suas distribuições) facilitou e muito o processo de instalação e configuração do sistema operacional nos computadores, e tudo ficou um pouco mais acessível para os usuários mais leigos.

Porém, nem todas as melhorias simplificaram o procedimento por completo, já que alguns recursos avançados e importantes para um grupo específico ainda são muito complexos, inclusive para os mais experientes.

O caso deste artigo mostra como o Linux ainda precisa melhorar ainda mais para ser um sistema mais amigável no seu processo de configuração, causando enormes dores de cabeça em quem só quer ter um sistema operacional que funciona.

 

A frustração

Não é de hoje que os desenvolvedores reclamam do Linux.

Por exemplo, o Theo (nome fictício) compartilhou no X a sua experiência frustrante de tentar acordar o Linux do modo de suspensão, algo que não deu certo, pois o sistema operacional falhou em iniciar.

Agora, se os usuários mais experientes estão sofrendo com o Linux, que dirá os mais leigos.

O problema enfrentado por Theo está relacionado a um erro comum no Linux ao retornar do modo de suspensão, frequentemente causado por drivers ou gerenciadores de inicialização mal configurados.

Vários usuários relataram ter enfrentado dificuldades similares no passado, e é impressionante em como ninguém dedicou tempo e recursos para resolver o problema de uma vez por todas.

Se é a Microsoft, está todo mundo jogando paus e pedras.

Theo conseguiu resolver o problema com a ajuda das ferramentas de recuperação do Linux e da comunidade de usuários, mostrando a força do suporte colaborativo ao sistema operacional.

Theo detalhou o processo de recuperação, algo que pode ajudar outros usuários que estão passando pela mesma dificuldade (que, repito, já deveria estar resolvida de vez).

Ele acessou o menu GRUB pressionando a tecla “F4”, selecionou o modo de recuperação, ativou manualmente a rede e logou como “root” para ter controle total do sistema.

A solução final envolveu o comando ‘apt install –reinstall ubuntu-desktop’, que reinstala o ambiente gráfico do Ubuntu, permitindo dessa forma restaurar a interface de usuário.

Percebeu a ginástica que o Theo teve que fazer para tudo funcionar?

 

Só é livre se você tem tempo de sobra

Outro desenvolvedor, Adam Rackis, criticou a eficiência do Linux, argumentando que, embora seja “livre”, o sistema exige tempo e paciência para solucionar problemas.

Neste caso, o Linux só é livre quando você tem todo o tempo e a paciência do mundo para configurar tudo corretamente.

De novo: já foi pior e mais difícil, e apenas os autênticos cabeçudos conseguiam instalar o Linux nos computadores nas décadas de 1990 e 2000.

E eu sempre me perguntava: “por que eu, um usuário que só quer um computador funcionando, gostaria de passar por essa autêntica tortura?”.

Infelizmente, o tempo passou, e as dificuldades técnicas ainda são uma realidade na hora de instalar o sistema operacional.

Para os corajosos que vão tentar, receberão como principal prêmio ao conseguir um sistema operacional flexível e uma comunidade de usuários engajada e empática.

Os problemas fatalmente vão aparecer. Mas as soluções vão aparecer em algum momento.

Porém, usar o Linux ainda é uma tarefa para os mais exigentes e detentores de elevados conhecimentos técnicos.

O que é uma pena.


Compartilhe