Licença do Windows 10 vai expirar em breve: como corrigir esse problema?

Compartilhe

Licenças originais do Windows 10 podem ser utilizadas por tempo indeterminado. Porém, alguns usuários estão recebendo uma mensagem no sistema operacional informando que “A sua licença do Windows vai expirar em breve”. Nesse post, explicamos como você pode solucionar esse problema.

 

 

Verifique a data e a hora do sistema operacional

O Windows 10 sincroniza a data e a hora de forma automática, mas esse sistema pode parar de funcionar de forma correta, por algum motivo. Isso pode confundir o sistema operacional, que pode acreditar que a licença está chegando ao fim. Logo, verifique se a data e a hora estão corretas.

 

 

Verifique a caducidade de sua licença do Windows 10

Existe a possibilidade de você ter uma licença de um vendedor não autorizado da Microsoft, que vendeu para você uma licença falsa ou com data de caducidade. Para verificar isso, abra o prompt de comando do Windows 10, com o comando CMD no menu Iniciar. Na nova janela, digite “slmgr -xpr” (sem as aspas) e tecle ENTER. O comando analisa a licença ativa no Windows 10, e indica a sua data de caducidade. Se aparecer uma mensagem com a data e hora do fim da licença, isso significa que o seu Windows 10 não está corretamente ativado, ou que a sua licença não é genuína.

 

 

Elimina a licença e volte a digitá-la

Se o problema anterior apareceu, você precisa desinstalar a sua licença do Windows 10 e voltar a instalar a mesma licença para verificar se o Windows 10 não teve um bug relacionado com esse aspecto. Identifique o seu código de licença e copie em um lugar seguro. Você pode fazer isso de forma bem simples com o programa ProduKey.

Depois de anotar o seu código de licença, realize o procedimento de desativação. Abra o prompt de comando do Windows 10 e digite o comando “slmgr -rearm” (sem as aspas), e tecle ENTER. Dessa forma, a licença do será desinstalada em poucos segundos.

Agora, volte a ativar a mesma licença. Para isso, vá em Configurações > Atualização e Segurança. Aqui, na coluna da direita, clique sobre “Ativação” e escolha a opção “Mudar a chave do produto” para introduzir a mesma licença do Windows 10 e, por tabela, uma nova ativação.

 

 

Desative os serviços de licença

Desativar os serviços de licença fará com que o Windows 10 deixe de mostrar a mensagem que indica a expiração da licença em breve. Porém, isso não vai solucionar o problema se a sua licença realmente caducar. Só fará com que a mensagem não seja mais exibida.

Para isso, digite as teclas Windows + R e escreva o comando services.msc. Tecle ENTER. Aqui, uma janela mostra todos os serviços em funcionamento no Windows 10. Então, procure por “Serviço de administrador de licenças do Windows”. Uma vez feito isso, dê um duplo clique nesse item para acessar as suas opções de configuração.

Uma vez dentro dessa opção, clique no botão “Suspender”. Depois, vá em Tipo de Início, abra a janela onde está escrito Manual e mude o parâmetro para Desabilitado. Clique em Aceitar para aplicar as mudanças.

 

 

Atualize o Windows 10 para a última versão disponível

Manter o Windows 10 atualizado é importante para corrigir problemas das versões anteriores. Pode ser que a mensagem esteja aparecendo por um bug no sistema operacional que foi corrigido em uma versão mais recente.

Para atualizar o Windows 10 é bem fácil. Vá em Atualizações e Segurança dentro das Configurações do sistema operacional, e você verá se existe alguma atualização pendente.


Compartilhe