LibreOffice chegou à Microsoft Store | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

LibreOffice chegou à Microsoft Store

Compartilhe

O LibreOffice 6.3 chegou a algum tempo, mas agora desembarca na Microsoft Store, mostrando que a gigante de Redmond abraçou o Open Source mesmo, e em todos os sentidos.

O lançamento da edição oficial do LibreOffice na Microsoft Store vem com uma distribuição própria com o modelo de assinatura. Os dois pacotes são baseados na última versão do software no The Document Foundation, o que permite aos usuários do Windows 10 S realizar o download e instalar o pacote de escritório gratuito líder no mercado de produtividade pessoal no PC.

De um lado, temos o LibreOffice Vanilla, fornecido pelo The Document Foundation, disponível pelo The Document Foundation. Por outro lado, o LibreOffice powered by CIB e inclui suporte online, atualizações automáticas e correções de segurança por 18 meses, funcionando como modelo de assinatura.

 

 

Agora… por que cobrar por algo que é grátis?

 

Há quem diga que é imoral se aproveitar do trabalho alheio. Mas quando são os próprios criadores que vendem tudo, é uma boa forma de ampliar as receitas. Lembrando que o LibreOffice está disponível 100% de graça par aos usuários do Windows através do seu site oficial.

Para quem preferir fazer o download via Microsoft Store (a única fonte para os usuários do Windows 10 S, versão capada do Windows 10 voltada para centros educacionais ou similares), terá que pagar.

O que é um pouco intrigante, pois colocar preço em um produto quando existem alternativas privadas gratuitas podem bloquear a adoção do seu produto em determinadas circunstâncias. Ou talvez não, já que também há uma versão para download do software totalmente grátis chamada LibreOffice Unofficial (é difícil diferenciar uma versão da outra).

De qualquer forma, o LibreOffice Vanilla vai aportar benefícios ao The Document Foundation, e o LibreOffice powered by CIB fara o mesmo para esta organização, que é uma das maiores contribuintes ao desenvolvimento do LibreOffice.

E você tem a liberdade para escolher a melhor alternativa para as suas necessidades.


Compartilhe