LibreOffice 6.4 é oficial, e essas são as suas novidades | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia LibreOffice 6.4 é oficial, e essas são as suas novidades | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Downloads | LibreOffice 6.4 é oficial, e essas são as suas novidades

LibreOffice 6.4 é oficial, e essas são as suas novidades

Compartilhe

The Document Foundation anunciou o lançamento do LibreOffice 6.4, versão maior do seu pacote de escritório que, entre outras melhorias, promete um melhor desempenho, especialmente na hora de abrir e salvar folhas de cálculo e apresentações, além de uma melhor compatibilidade com arquivos DOCX, XLSX e PPTX.

A ideia aqui é melhorar o suporte para os formatos de documentos do Microsoft Office, mas ainda fica um pouco abaixo de outras suítes gratuitas como WPS Office, SoftMaker Office ou ONLYOFFICE, inclusive no seu desempenho.

 

 

As novidades do LibreOffice 6.4

Mesmo assim, The Document Foundation garante que o LibreOffice 6.4 possui a compatibilidade mais sólida com esses formatos, começando pelo suporte nativo para o formato de documento aberto (ODF), com vantagens na segurança e interoperabilidade em formatos proprietários, incluindo um suporte perfeito para os documentos do Microsoft Office.

O LibreOffice 6.4 traz outras novidades nas suas características gerais e aplicativos independentes que ele comporta. Merecem destaque itens como:

– O novo gerador de códigos QR com leitura facilitada nos dispositivos móveis e integração nos documentos.
– Novas miniaturas nos ícones de aplicativos, facilitando o reconhecimento de diferentes tipos de documentos.
– Menus de hipervínculos unificados em quatro itens no menu principal.
– Melhorada a função de redação para ocultar dados classificados ou confidenciais no documento de texto.
– Melhorado o sistema de ajuda com buscas mais rápidas e precisas.

As demais novidades são compartilhadas com os principais aplicativos do pacote.

 

 

Writer (documentos de texto)

Inclui uma nova opção para criar tabelas utilizando o painel lateral, uma nova opção para marcar comentários como resolvidos, a possibilidade de agregar comentários a imagens e gráficos dentro do próprio documento, assim como melhorias nas funções de corar, copiar e colar tabelas, com uma nova opção no menu de colagem especial para colar como tabela animada.

 

 

Calc (folhas de cálculo)

Agora permite exportar para uma única página como PDF para obter uma visão geral de todo o conteúdo, sem que o mesmo se estenda por várias páginas.

 

 

Impress e Draw (apresentações e desenho vetorial)

Adicionou uma nova opção no menu de formas chamada Consolidar Texto, onde é possível combinar vários quadros de texto selecionados em um só, algo útil se você está importando um PDF e o conteúdo de texto se divide em muitos quadros.

 

Por fim, também temos novidades para o LibreOffice Online, edição para servidores da suíte de escritório. Porém, existem melhorias no LibreOffice 6.4 que vão beneficiar os usuários da versão Online na hora de gerenciar os conteúdos do documento e os elementos relacionados ao painel lateral.

O LibreOffice 6.4 é a primeira versão de 2020 da suíte de escritório em código livre, restando apenas mais uma atualização antes de lançar uma nova grande atualização. 2020 também será o ano do décimo aniversário de emancipação do LibreOffice em relação ao OpenOffice.org, gerenciado pela Oracle.

E podemos hoje dizer que esta foi a mais importante decisão tomada pelo The Document Foundation. O LibreOffice amadureceu de forma consistente, e se posiciona como uma das alternativas sérias ao Microsoft Office e às demais suítes de escritório disponíveis no mercado.

Recomendo pelo menos o teste com o novo software. Quem sabe ele pode ser a solução que você procura.

 

 

Via LibreOffice.org (download), The Document Foundation


Compartilhe