Libra e Calibra: tudo o que você precisa saber sobre a moeda (e carteira) virtual do Facebook | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Libra e Calibra: tudo o que você precisa saber sobre a moeda (e carteira) virtual do Facebook | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Libra e Calibra: tudo o que você precisa saber sobre a moeda (e carteira) virtual do Facebook

Libra e Calibra: tudo o que você precisa saber sobre a moeda (e carteira) virtual do Facebook

Compartilhe

O Facebook agora tem uma moeda digital para chamar de sua. A Libra foi anunciada oficialmente. É baseada no Blockchain e tem o apoio de mais de 100 grandes companhias financeiras, incluindo MasterCard, Visa ou PayPal. E a nova moeda fez com que uma nova carteira digital nascesse: a Calibra.

A Calibra permite o uso e armazenamento da moeda digital Libra. É uma plataforma de pagamentos para os apps do Facebook, que será um aplicativo independente no iOS e Android, permitindo o envio rápido de dinheiro da nova moeda digital.

A Calibra chega como uma empresa subsidiária do Facebook, operando de forma independente.

 

 

As diferenças entre Libra e Calibra

 

 

Libra é a moeda virtual, Calibra é a carteira do Facebook. São entidades separadas, onde a primeira é que conta com a participação das gigantes financeiras, e a segunda é de controle exclusivo do Facebook.

A Libra é uma moeda de código aberto baseada no Blockchain. Seu desenvolvimento contou com um grupo de engenheiros, incluindo alguns membros do próprio Facebook, que vai manter um rol de liderança ao longo de 2019 para impulsionar o seu uso. Uma vez estabelecida a sua implantação, as demais empresas começam a gerenciar em conjunto a moeda virtual.

Para lutar contra a volatilidade, a Libra é respaldada pela Reserva do Libra, uma coleção de moedas e outros ativos que são utilizados como aval para cada Libra criada.

 

 

Quando e onde a Calibra estará disponível?

 

 

A Calibra ainda está em desenvolvimento, com lançamento previsto para 2020. A empresa ativou um link para registro, e será um app independente na Google Play e na App Store, além de permitir o seu uso direto no WhatsApp e no Messenger, permitindo o envio de dinheiro através dos apps do Facebook.

A primeira versão da Calibra vai admitir pagamentos entre pares e outras transações do tipo, como códigos QR. Com o passar do tempo, outros formatos serão adotados, incluindo pagamentos na loja, integrações no sistema de pontos de venda, e outros.

 

 

Qual será o custo de usar a Libra e a Calibra?

 

A Libra estará disponível em todo o mundo, e pode ser utilizada para pagamentos dos mais diversos. Através da carteira digital Calibra, podemos armazenar Libras e, por tabela, guardar dinheiro.

A cada vez que você envia ou gasta dinheiro via Calibra, na prática, você gasta o Libra. Você pode converter do Real para o Libra e vice-versa, onde o Calibra mostra a taxa de câmbio para que saiba quanto dinheiro exatamente você vai ter.

O Facebook promete comissões baixas e transparentes para o uso do Calibra, especialmente quando o usuário enviar dinheiro para o exterior.

 

 

Foco da Calibra para a privacidade dos usuários

 

 

Quando a Calibra estiver disponível, será necessário apresentar um documento de identificação oficial para registrar a conta. Por ser uma moeda legal, eles querem evitar fraudes e verificar a identidade real das pessoas. Cada transação na Calibra será privada, e jamais vai se tornar pública (promessa do Facebook).

Salvo em casos limitados, a Calibra não vai compartilhar informações de contas nem dados financeiros com o Facebook ou com terceiros sem o consentimento do cliente. Os dados dos clientes não serão utilizados para melhorar os anúncios do Facebook, exceto em casos de prevenção de fraudes e delitos, cumprimento da lei e provedores de serviços e processamento de pagamentos e dados globais.

O Facebook também explica que a Calibra vai usar os dados globais do Facebook que não estão vinculados à conta da Calibra para melhorar o produto.

Todas as contas da Calibra estarão verificadas e o aplicativo contará com proteções contra fraude. A carteira virtual terá ferramentas de relatórios e um serviço de atendimento ao cliente dedicado no aplicativo. Caso uma transação não autorizada acontecer, o usuário recebe o reembolso integral.

Por fim, a Calibra tornará efetivo os regimes de sanções internacionais e promete cumprir os programas de sanções dos EUA, União Europeia e ONU.

Inicialmente, a Calibra estará disponível em países selecionados, mas sua disponibilidade será ampliada a partir de 2020, data do seu lançamento.

 

 

Via Libra


Compartilhe