Libere espaço no celular excluindo atualizações instaladas | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Libere espaço no celular excluindo atualizações instaladas

Compartilhe

Por incrível que pareça, o seu smartphone Android faz o download automático das atualizações do sistema operacional via OTA (Over The Air), mas não remove automaticamente esses arquivos, com algumas raríssimas exceções.

Esses updates deixam resíduos de software que acabam ocupando espaço de armazenamento no dispositivo, e é por isso que você precisa eliminar manualmente esses arquivos.

E é isso o que vamos mostrar neste post.

 

 

 

Use o explorador de arquivos

Use o explorador de arquivos do dispositivo para localizar mais rapidamente esses dados recebidos via OTA. O ideal é usar um programa nativo do seu telefone, mas se você não tem um instalado (o que é difícil), basta procurar por um app na Play Store.

Uma vez instalado, abra o explorador de arquivos e selecione o modo de exibição de todos os arquivos ocultos ou de sistema.

Faça uma busca no sistema de arquivos do telefone com os termos Update ou OTA. Vale a pena também digitar o código de modelo do seu smartphone (essa informação você encontra no item Sobre do dispositivo), pois o arquivo de update pode conter esse nome.

 

 

 

Apagando o cache

Existem duas formas para eliminar o cache do seu smartphone.

Se você possui um telefone com o sistema Android 8.0 ou anterior, faça o seguinte:

  1. Entre nas configurações do smartphone.
  2. Selecione o item Armazenamento.
  3. Entre no item Dados armazenados no cache.
  4. Selecione Aceitar.

 

Assim, todos os arquivos temporários serão apagados, incluindo as atualizações recebidas via OTA e atualizações de sistema.

Se você tem um smartphone com Android 9 ou posterior, você só pode remover o cache a partir do menu Recovery do dispositivo.

Faça o seguinte:

  1. Desligue o smartphone.
  2. Ligue o dispositivo pressionando ao mesmo tempo os botões de volume para baixo + liga/desliga, ou com a combinação de acesso ao dispositivo.
  3. A partir de agora, você segue em frente por sua conta e risco. Se você não sabe o que fazer aqui, não continue. Não nos responsabilizamos por um uso errado do menu Recovery.
  4. No menu que vai aparecer, selecione o item Wipe Cache, para apagar todos os arquivos temporários armazenados no smartphone.
  5. ATENÇÃO: se nesse ponto você não ver o item Wipe Cache e só encontrar o item Wipe Data, é sinal que o seu smartphone não permite a remoção do cache por esse método. NÃO SELECIONE WIPE DATA, POIS ISSO APAGA TODOS OS DADOS DO DISPOSITIVO.
  6. Após selecionar o Wipe Cache, reinicie o smartphone e comprove a remoção dos temporários.

 

Você também pode remover manualmente o cache de todos os aplicativos do smartphone, incluindo os apps de sistema.

  1. Vá em Ajustes > Aplicativos.
  2. Entre em cada um dos aplicativos instalados e acesse o item de armazenamento para apagar o cache.

 

Com esse formato, existe a possibilidade de você remover as atualizações que estão disponíveis em forma de arquivo temporário, o que libera um pouco mais de espaço no dispositivo.


Compartilhe