Liberar RAM no iPhone e Android… vale de alguma coisa? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Liberar RAM no iPhone e Android… vale de alguma coisa? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Liberar RAM no iPhone e Android… vale de alguma coisa?

Liberar RAM no iPhone e Android… vale de alguma coisa?

Compartilhe

Liberar a RAM no seu smartphone iOS ou Android é algo muito simples de se fazer, e pode ser útil em cenários bem específicos como, por exemplo, a necessidade em disponibilizar mais memória para tarefas mais pesadas no dispositivo, como são os casos de reprodução de vídeos em alta definição armazenados na memória local ou durante a execução de jogos.

A RAM é essencial para o funcionamento do seu smartphone (e de qualquer dispositivo eletrônico com sistema operacional), de modo que vale a pena uma explicação sobre a importância neste processo de liberação da mesma e por que (e quando) realmente vale a pena fazer isso.

 

 

 

Por que liberar a RAM no smartphone?

 

 

A RAM armazena dados de forma temporária no seu smartphone, incluindo aqueles armazenados nos aplicativos e serviços utilizados pelo sistema. Dessa forma, é possível gerenciar vários aplicativos ao mesmo tempo. Sem essa memória, o sistema operacional vai fechar automaticamente os aplicativos abertos para dar prioridade para aquele app que está em execução em primeiro plano.

Em termos práticos, se o sistema operacional ficar sem recursos, ele vai começar a fechar automaticamente os aplicativos que não estão em uso naquele momento. Um efeito colateral de uma RAM muito ocupada é a bateria do seu smartphone drenando com esses softwares em segundo plano, principalmente nos casos de apps pesados como são os casos do Google Mapas, Waze e do GPS.

O iOS e o Android gerenciam a RAM automaticamente, mas não faz isso de forma tão perfeita. De tempos em tempos, precisamos fazer esse gerenciamento de forma manual, e vamos mostrar neste post como você pode fazer isso.

 

 

 

Liberando a RAM no Android

 

 

Existem pelo menos dois métodos (e um extra) para limpar a RAM no smartphone Android.

  • O primeiro método é o mais conhecido de todos: fechando os aplicativos a partir do modo multitarefa do smartphone. Ele pode fechar processos abertos, reduzindo o consumo de recursos do dispositivo.
  • O segundo método é forçando a suspensão do aplicativo aberto a partir dos Ajustes do smartphone. Neste caso, fechar o app não basta, e é preciso forçar a suspensão do mesmo de forma mais agressiva para efetivamente interromper a sua atividade em segundo plano.
  • O terceiro método é eliminando o início automático dos aplicativos. Para saber se o seu smartphone permite este ajuste, digite no buscador dos Ajustes o termo “inicialização automática”. Se aparecer alguma opção, você pode impedir que os aplicativos iniciem automaticamente, o que vai economizar o consumo da RAM no dispositivo.

 

 

 

Liberando a RAM no iOS

 

 

Se você tem um iPhone, não dá para forçar o encerramento automático dos aplicativos a partir dos ajustes do telefone. Logo, a sua melhor alternativa é fechar os aplicativos a partir da multitarefa do iOS.

No iPhone, é relativamente comum ficar sem RAM quando executamos aplicativos que exigem mais do sistema operacional ou que naturalmente consomem e produzem mais dados, como são os casos do app de câmera e os jogos mais complexos instalados no dispositivo. Por isso, se você vai ter uma atividade mais intensa no smartphone da Apple, pense algumas vezes antes de investir dinheiro em um telefone com 4 GB de RAM.

Apesar do gerenciamento de recursos do iOS ser algo excepcional, ele não faz milagre. Por isso, fique de olho neste aspecto. E se o desempenho do dispositivo não melhorar, tome uma medida mais radical: desligue o iPhone e ligue novamente, pois dessa forma todos os processos ativos em segundo plano serão encerrados.


Compartilhe