No mesmo evento de apresentação do LG K10, também conhecemos o LG K4, o modelo de entrada dessa nova série de smartphones. Pela sua própria proposta de preço, temos aqui um dispositivo mais comedido nas suas especificações técnicas, mas com uma proposta igualmente válida.
Começando pelas diferenças visualmente detectáveis. O LG K4 tem uma tela menor, algo que todo mundo consegue reconhecer em um primeiro contato. Há quem prefira um telefone com tela menor, o que facilita o manejo do dispositivo com uma única mão. Porém, o preço a pagar nesse caso é justamente ter um menor desempenho, maiores restrições de uso, e um software da geração anterior do Android.
As linhas arredondadas estão mantidas, mas as bordas ao redor da tela são maiores. O seu acabamento inclui o plástico na sua construção, mas visualmente aparenta ser mais simples que os modelos mais completos dentro dessa série.
Há um ponto positivo aqui: diferentes de outros modelos da concorrência, ao menos o LG K4 não conta com os botões do Android físicos e impressos na área frontal da carcaça. Isso quer dizer que, apesar de chegar ao mercado com um Android defasado (Android 5.1 Lollipop), ele pode receber a atualização para uma versão mais recente um pouco mais rápido. Resta saber se a LG terá interesse em atualizar esse dispositivo em algum momento.
Outro destacado diferencial do LG K4 em relação aos demais modelos da série K é a presença dos botões de controle de volume na lateral do dispositivo. Isso chama a atenção, e levanta questões: isso teria acontecido por conta das dimensões do dispositivo, ou por que o design dos botões traseiros encarece de alguma forma o preço final do produto?
Mesmo assim, não temos um produto espesso. É um smartphone com agradável agarre, e cômodo transporte nas jornadas diárias, sem gerar muito volume quando carregado no bolso da calca.
A decisão de manter um acabamento com relevo para oferecer um melhor agarre ao produto está mantida e é muito bem vinda. De novo: pensando no perfil de usuário que esse produto é voltado, essa medida é mais que acertada, ao menos para tentar oferecer uma maior segurança ao produto no uso diário.
Também temos uma câmera traseira mais modesta, mas herdando alguns dos recursos inteligentes implementados pela LG nos modelos maiores. Será que serão suficientes para ao menos produzir boas fotos para os usuários compartilhar suas imagens nas redes sociais? Esperamos que sim.
O LG K4 entra na briga dos modelos de entrada, concorrendo diretamente com o Moto E da Motorola e os modelos da Samsung, além dos dispositivos lançados por fabricantes nacionais recentemente. Vamos aguardar o produto efetivamente chegar ao mercado para identificar qual será a reação do consumidor brasileiro diante dessa proposta.
A seguir, vídeo com o hands on e as primeiras impressões.
Eduardo Moreira viajou para São Paulo a convite da LG do Brasil.