O que vai acontecer com o meu celular da LG?

Compartilhe

A LG anunciou oficialmente que encerrou a sua divisão de smartphones, abandonando um segmento de mercado onde chegou a ser minimamente relevante aqui no Brasil.

A partir de agora, a empresa sul-coreana não vai apresentar novos modelos para o mercado, e desiste de um segmento onde fatidicamente perdeu o bonde da história.

Nesse momento, muitos usuários estão se perguntando sobre o que vai acontecer a partir de agora. E esse post tem como principal objetivo responder algumas das perguntas mais importantes, até mesmo para esclarecer como será o cenário geral para os atuais proprietários de telefones da LG, e para aqueles que ainda pensam em comprar um smartphone da marca.

 

 

 

O que acontece com os smartphones da LG a partir de agora?

 

 

Com a LG saindo do mercado de smartphones, não teremos novos modelos da empresa chegando ao mercado. É o fim de uma era de produtos que, em maior ou menor proporção, foram inovadores e relevantes, inclusive em nosso mercado.

Vamos sentir falta dos eventos de lançamento de smartphones da LG. O TargetHD.net foi parceira da marca em sua aventura no segmento por anos, desde o primeiro LG série G lançado no Brasil até o LG G7, pelo menos.

Porém, com o passar do tempo, a LG foi perdendo o bonde da história, lançando produtos que ficavam um pouco abaixo dos seus principais concorrentes nas configurações, mas com o mesmo preço de marcas badaladas.

No final das contas, era difícil explicar a validade dos smartphones mais completos da LG no mercado, e com a queda nas vendas nos últimos anos (especialmente em 2020, o ano do caos), não restou outra alternativa para os coreanos.

Sem conseguir vender a divisão de mobilidade para outra empresa, a LG fecha as suas portas no mundo todo.

 

 

 

E o meu smartphone LG atual? Vai ficar sem atualização?

 

 

Essa é uma das principais preocupações para os atuais proprietários de um smartphone LG nesse momento. Muitos se perguntam se vão receber o Android 12 ou se ficarão sem o suporte oficial da empresa para eventuais ameaças futuras.

A LG já se posicionou sobre o assunto, e tranquiliza os clientes ao informar que vai seguir com os planos de atualização de dispositivos previamente anunciada. Ou seja, os modelos elegíveis vão receber o Android 12.

Além disso, o suporte técnico e as atualizações de segurança estão garantidas para esses modelos, algo que até mesmo a legislação de alguns países exige, pois os usuários não podem ficar abandonados neste aspecto por conta de uma decisão executiva.

A LG também informou que terá que se ajustar às janelas de liberação de updates do Google e ao desempenho de cada dispositivo, o que faz com que as atualizações demorem um pouco mais para chegar aos dispositivos.

E… sim… ainda existe a possibilidade de alguns telefones não receberem o update para o Android 12, pelos mesmos motivos abordados no parágrafo anterior.

Muitos usuários também estão nesse momento preocupados com o fato que muitos modelos da LG sequer receberam o Android 11, mas o fabricante reforça que todos os modelos elegíveis vão receber essa versão em algum momento no futuro, e que isso faz parte dos planos que a empresa vai manter daqui para frente.

 

 

 

Devo comprar um smartphone da LG nesse momento?

Isso depende. Depende da sua coragem, inclusive.

Por um lado, os smartphones da LG que estão no mercado ainda terão suporte por algum tempo, mas não por muito tempo. Sua longevidade está seriamente comprometida e, no final das contas, você ficará com o seu telefone desatualizado mais rápido que modelos das demais marcas.

Além disso, com o passar do tempo, os desenvolvedores de software vão lentamente deixar de lado os telefones da LG, deixando de considerar os modelos dessa marca na hora de implementar mudanças e melhorias nos seus aplicativos, o que também vai resultar na decadência desses telefones.

Por outro lado, os valores dos smartphones da LG terão os seus preços despencando a partir de agora, e você pode fazer um ótimo negócio ao adquirir um bom telefone para chamar de seu por alguns anos.

Sem falar que os desenvolvedores independentes podem produzir ROMs alternativas que podem dar uma sobrevida aos dispositivos da LG.

Logo, leve isso em consideração antes de adquirir um smartphone da LG a partir de agora.

E… é um triste fim para a LG.

 

 

Via LG, XDA-Developers


Compartilhe