Você está em | Home | Áudio e Vídeo | LG encerrou produção de aparelhos de Blu-ray

LG encerrou produção de aparelhos de Blu-ray

Compartilhe

A LG anunciou a interrupção da produção de todos os seus Blu-ray players, incluindo os modelos UBK80 e UBK90, lançados em 2018. O movimento é o mesmo de outras fabricantes como a Samsung, que se retirou do mesmo mercado em 2019, reforçando a tendência de desaparecimento das mídias físicas para o entretenimento.

Quem perde com isso? O consumidor, é claro.

Muitos usuários estão resistindo aos aspectos negativos das plataformas on-line, optando por cópias físicas de filmes e séries. O problema é que o volume de vendas de Blu-ray neste momento não é forte o suficiente para reverter a direção do mercado digital.

Estamos diante do fim de uma era? Sim ou com certeza?

 

Propriedade digital vs física

Embora a LG não seja a única fabricante de players de Blu-ray neste momento, sua decisão é um indicativo de que o mercado para essas mídias está encolhendo.

Ainda há disponibilidade de players da Sony e Panasonic, mas a mensagem é clara sobre o futuro da mídia física. Ainda mais quando alguns fabricantes anunciaram que não vão mais fabricar os próprios discos que recebem os conteúdos digitais.

A frase (que está ficando cada vez mais famosa e, ao mesmo tempo, indigesta) “você vai pagar por tudo, e não vai possuir nada” reflete a realidade dos serviços de streaming, onde a propriedade é substituída pelo pagamento de assinaturas.

O grande problema para os fãs, especialmente para os mais nostálgicos, é que qualquer conteúdo disponível neste momento pode ser removido arbitrariamente, se perdendo para sempre pela roda do tempo.

Já a mídia física garante que aquela cópia é sua, e você pode ver novamente quando você quiser.

A diferença entre uma coisa e outra é gigantesca.

 

Compre o seu Blu-ray player enquanto (ainda) pode

Ainda existem algumas unidades dos players de Blu-ray da LG disponíveis no mercado informal, mas os seus preços estão obscenamente inflacionados.

E o motivo é bem simples: todo mundo entendeu que vai ficar sem o seu conteúdo favorito de uma hora para outra, e comprar packs de Blu-ray significa pagar uma vez só para algo que será seu para sempre (se você tiver cuidado para conservar a mídia física, evidentemente).

Essa notícia é um sinal de alerta para quem é colecionador e valoriza a mídia física como um todo: os dias dos players de Blu-ray estão contados.

O que serve de consolo é que os consoles de videogames da atual geração são uma alternativa para executar os discos de Blu-ray.

Sim… são bem mais caros que os players dedicados. Mas ao menos funcionam para essa finalidade de ver filmes e séries sem o risco de desaparecimento repentino.

 

Via FlatPanelsHD, Toms Hardware


Compartilhe