A Microsoft finalmente teve a coragem de mudar a forma em como copiamos e colamos os textos no Microsoft Word. A partir de agora, o padrão será colar apenas o texto sem formatação, e não mais importando os elementos da fonte de origem.
Já não era sem tempo. Antes, você tinha que remover links e gráficos que estavam presentes no texto que você copiava. Agora, o comando CTRL + V vai seguir a formatação do documento de destino, acabando com a confusão gerada pelo estilo original do texto.
Para quem escreve artigos todos os dias usando o Word, é quase um presente de Natal antecipado.
Levou “apenas” 41 anos para a Microsoft
É claro que o novo recurso foi bem recebido pelos usuários do Word. E até que a Microsoft “demorou pouco” para se tocar sobre como o recurso deveria ser desde sempre.
Foram apenas 41 longos anos de espera para que uma necessidade tão básica de formatação fosse compreendida e atendida pela Microsoft.
E, ainda assim, não é todo mundo que vai receber o novo recurso de cara. A implementação do novo comando Colar será gradual, variando de acordo com a região do planeta que você vive.
Os usuários ainda vão contar com a opção de personalizar suas preferências do comando CTRL + V no Word, respeitando o direito daqueles que preferem a formatação original do texto.
Dessa forma, todos os usuários serão contemplados, tanto pela adaptação do comando às suas necessidades quanto ao direito de mudar para o modo correto de uso dessa ferramenta.
Que é, obviamente, colar o texto sem formatação. E quem pensa diferente de mim está errado neste caso.
Ainda assim, podemos ter problemas
A transição para o novo comando no Word pode trazer alguns problemas para grupos específicos de usuários.
A falta de transparência sobre quando as atualizações estarão disponíveis para todos pode frustrar aos mais ansiosos.
Sem falar na necessidade de educar os usuários sobre as novas opções e como acessá-las no Word.
Mas essa última parte é um pouco mais tranquila. Ou a Microsoft faz a lição de casa com tutoriais, ou certamente produtores de conteúdo como eu vão explicar como é o procedimento de alteração no comando de copiar e colar os textos no Word.
E o mais impressionante aqui é que esse processo de educação digital sobre as novidades no Word não necessariamente é algo exclusivo dos usuários mais velhos.
São os mais jovens, que não usam o computador todos os dias para tarefas de produtividade, que não sabem como funcionam os comandos CTRL + C e CTRL + V.
E isso é algo que soa quase como surpreendente.
Muitos jovens não contam com noções básicas de informática, e vão precisar disso para conseguir um emprego razoável no futuro.
Aprender a usar o Word, mesmo que seja o mínimo, ainda é importante para as boas vagas de emprego do presente.
Quem sabe vale a pena um investimento em treinamento digital, só para não se sentir um perdido na avaliação para a vaga que você tanto deseja naquele emprego que paga mais de R$ 10 mil por mês.