A EveryKey é uma pulseira que identifica automaticamente o dono do dispositivo quando ele está próximo do produto em questão.
A pulseira utiliza a tecnologia Bluetooth Low Energy, e quando detecta algum dos seus gadgets na imediação, desbloqueia o produto automaticamente. O mesmo acontece com suas contas online, como redes sociais, e-mails e derivados. Seu alcance estimado é de três metros, e seus desenvolvedores garantem que o produto é compatível com outros objetos físicos, como portas, cadeados eletrônicos e outros sistemas de acesso.
A pulseira não precisa de nenhum parâmetro adicional do corpo do usuário para funcionar. Em caso de roubo, é possível desativar a pulseira pela internet, em uma página específica.
As senhas não ficam armazenadas na pulseira ou nos servidores do EveryKey, e nunca deixam o dispositivo original. A pulseira apenas retransmite a sua própria identificação via Bluetooth, para que os dispositivos a detectem. Nesse aspecto, é possível ter (na teoria) uma pulseira mais segura.
Mesmo assim, essa implementação pode apresentar falhas. O que acontece se você está perto do seu computador, mas não diante dele? Qualquer um poderia entrar na sua conta do Facebook – por exemplo – apenas se aproximando do equipamento com a pulseira na mão. Até é possível configurar o alcance máximo dos dois dispositivos. Mesmo assim…
O mesmo acontece com o seu smartphone. Se alguém te rouba e fica perto o suficiente de você, esse alguém pode fazer qualquer coisa com o dispositivo desbloqueado. E se você perde a pulseira junto com um de seus gadgets, o estrago pode ser ainda maior.
Se mesmo assim o produto despertou interesse, vale lembrar que o EveryKey está em processo de financiamento no Kickstarter. O preço de cada pulseira é de US$ 50. Seu SDK estará disponível para os desenvolvedores em breve.
Via Kickstarter